sexta-feira, 25 de abril de 2008

Lave a louça e o lixo também!

Da outra vez, eu escrevi um post para mostrar que, aqui no Japão, dependendo do tipo de lixo que você queira jogar fora, você deve pagar uma quantia "x" para a prefeitura. Cada objeto tem um preço. Além disso, é você quem tem de ligar para agendar o dia em que o caminhão de lixo virá buscar o que você quer jogar fora (se você não leu o post, clique aqui). Desta vez, eu resolvi mostrar a nova regra do lixo, aqui da minha região que entrou em vigor este mês. Agora, todo e qualquer objeto com a marca de "plástico" (プラ) deve ser mi-nu-ci-o-sa-men-te lavado e jogado no lixo que eles classificam como tipo "não-incinerável" (燃えないごみ). O aviso veio publicado no jornalzinho de bairro que recebemos em nossa caixa de correio. Além disso, no site da prefeitura, onde há a explicação da nova regra, eles publicaram algumas fotos para sabermos o que significa lavar bem.
As fotos e o texto enfatizam que as embalagens de plástico devem ficar bem limpas! E a regra ficou - ainda mais - rígida: "se não for possível retirar o resíduo do produto por completo e deixar a embalagem completamente limpa, mesmo a embalagem sendo de plástico, ela deve ser então jogada no outro lixo, do tipo 'incinerável'" (燃えるごみ). (E tem mais!) O saco de lixo deve ser transparente ou bem fino, de modo que seja possível ver o conteúdo. Também fica proibido jogar dentro do saco de lixo maior, sacos de supermercados fechados, já que isso impossibilita o lixeiro de ver o que tem dentro do lixo. Mesmo dentro do saco de lixo maior, não pode jogar sacos de cor!! Se for embalar algo para jogar dentro do lixo da sua casa, prefira também sacos transparentes. (Tem mais!) Caso não seja possível o lixeiro visualizar o interior do saco, seu lixo receberá um adesivo que indicará que o material está inapropriado para ser recolhido e você terá que separar o lixo devidamente. (... e fim de papo!). Bom, depois dessa, ficamos com a palavra de hoje: プラスチック容器 (purasuchikku yooki). Em bom português, "embalagem plástica".

3 comentários:

lype disse...

Meu Deeeeeus
hahahah

Quando pensamos que já fizeram regra para tudo, vem os Japas e mostram que não 8D'
Agora só faltam fazer vocês levarem o lixo até os centros de reciclagem e trabalhar por meia hora também 8D'

Anônimo disse...

Eu fico pensando...
Aqui tem surgido muitos casos de bebês (isso mesmo!)jogados no lixo, enquanto isso aí há preocupações desse tipo, o que diante dos graves problemas sociais que enfrentamos parecem fichinha.

Unknown disse...

Em algumas cidades de Hokkaido e de Nara, esta prática já é muito antiga!!!
E o saco de lixo deve ser nomeado, para o lixeiro identificar e devolver em caso de material inapropriado...
é muito interessante...