quarta-feira, 9 de julho de 2008

Fila! Fila! Fila!

O novo iPhone da Apple vai começar a ser vendido no Japão no dia 11 (sexta-feira) nas lojas da Softbank – tem esse nome mas não é banco, é companhia de telefonia celular – e em algumas lojas de eletrodomésticos. A Softbank anunciou que não aceitaria reservar e que a venda seria feita por ordem de chegada nas lojas. Conclusão: ontem, dia 8 (terça-feira), ontem hein(!!)... já tinha uma fila de fanáticos compradores!!
É mais ou menos o que saiu em vários jornais japoneses hoje. E mais ou menos o que diz a matéria que eu peguei da internet.
早くも行列です。11日から発売されるアップル社の携帯電話、「iPhone」を買い求めようと、熱心なファンの行列が早くも出来ています。ソフトバンクの直営店では、アップル社の携帯電話、「iPhone」をいち早く手に入れようと、8日夜から15人ほどが列を作っています。「iPhone」は、ソフトバンクの店舗と一部の家電量販店で11日正午から発売されますが、ソフトバンク表参道店では、11日午前7時から先行して発売することになっています。ソフトバンクによりますと、原則として予約は受けつけず、先着順での販売になるということです。
Aliás, como japonês adora uma fila!! Vai gostar de fila "aqui" na China!!
Fila para comprar ingresso de show é fichinha. Essas filas de fanáticos são bem comuns até. Primeiro dia das vendas de um PSP novo, de um DVD de animê sei lá qual... estão sempre lá os desocupados-fanáticos-loucos. Essa fila da foto debaixo é para comprar o Wii no primeiro dia de venda no Japão!!
Já vi, eu mesmo, fila para comprar ingresso de luta de sumô. Isso porque estava escrito em japonês claro que era proibido acampar e tudo mais na frente do local. Mas às 22h do dia anterior ao dia das vendas, já tinha gente com esteira, cadeira de praia, garrafas térmicas e tudo mais. Agora faço das palavras de uma fofoqueira as minhas: "ninguém me contou não, eu mesmo vi com os meus próprios olhos!". Só não tirei foto porque como eles estavam fazendo algo que teoricamente é proibido, fiquei com receio da reação dos carinhas da fila. Aliás, por falar em fila, aqui no Japão tem uma loteria especial que dá uma bolada de prêmio. Qualquer dia eu escrevo mais sobre ela. Mas hoje só lembrei dessa loteria porque vira e mexe quando sai alguma matéria no jornal japonês anunciando o início das vendas, sempre aparece um nipocidadão dizendo com todo orgulho: “estou na fila desde ontem à noite”. É de lei parecer um maluco desses.

E eu sempre me pergunto: correr para comprar bilhete de loteria? Pra quê ?! Será que os primeiros bilhetes é que são premiados? Será que é por isso que eu não nunca ganhei? Porque eu compro sempre no último dia...? Vai entender.

Agora, o melhor mesmo eu deixei para o final. Assim com o melhor das filas aqui do Japão está no final... das filas. Estou falando dos nipocarinhas pagos – nem sei se são realmente pagos – para segurarem uma placa dizendo “final da fila”. Não ria não que é sério! Tem que ter um carinha com uma placa para dizer “aqui é o final da fila”. É batata! Em japonês, o final da fila se resume na palavra 最後尾 (saikoobi). Tem vezes até que eles escrevem na placa a frase toda “o final da fila é aqui”. Já sei, você quer ver foto. OK! Lá vai!

Viu? Parece mentira mas não é. O que? Você não está acreditando ainda que até pra isso os caras têm placa? OK! Então aí vão mais fotos até para mostrar que a coisa é mais comum do que se possa imaginar.

É mole? Acho que deve ser para não dar margem a diálogo do tipo que a gente está acostumado. Algo como:“Aqui é o final da fila”, “É sim.” “Obrigado.” “De nada, você também blá blá blá...?” “Sim, eu também blá blá ...” e por aí vai... né não? Fala sério! A palavra de hoje é "fila". Em japonês 行列 (gyoorestu) ou simplesmente (retsu).

8 comentários:

Nada disse...

Isso é realmente Muito Japão! Mas também é triste se o principal motivo é você não precisar perguntar se é o final da fila e começar a conversar! Não é normal aí puxarem conversa nas filas?

Anônimo disse...

Olá! Tudo ok? Uma duvidazinha hehe...quanto está custando o Iphone aí em ienes? É comum no japão os preços irem baixando...

Anônimo disse...

...ADOREI este post...uma vez escrevi sobre cultura oposta....e usei o lance da fila, p/ salientar q qq pessoa fora do Jp DETESTA a tal e bendita fila....mas aqui creio q os japoneses a tem como algo...."muito o q fazer"....kkkkk.....PARABENS Julio pelo blog....sou super fã!!!...aliás tive meu momento MUITO JAPÂO, ao entrar numa fila p/ "defender" uma foto c/ um Anpanman p/ meu filhote de 3 anos....kkkkkk....coisa pouca....50 minutos no meu momento MUITO JAPÃO!!!....

Ilya disse...

tambem acho falho.. as pessoas no japao só podem ter muito receio umas das outras.. pq nem assim dá pra puxar assunto. mas como sempre.. ´MUITO JAPÃO

Unknown disse...

E eu que pensava que só brasileiro adorava uma fila... o.O

Gisele Scantlebury disse...

Caruso, achei muito engraçado quando entrei no teu blog hoje (depois de zilhões de anos). Comentamos o mesmo assunto, mas você focou nas filas e pré-vendas e eu no dia do início das vendas. Saudades! =)

Bruna disse...

De onde tu tirasse tanta foto de gente indicando o fim da fila?? Gente, nunca tinha prestado atenção nisso! Será que é porque odeio filas? hahaah! Bjos, amei o blog (o senhor foi mencionado no meu!) :)

Anônimo disse...

Acho que enfrentaria uma fila assim para ter este iPhone. Depois de um tempo que vi aqui estava passando na NHK sobre o mesmo e mostro até algumas coisas novas que vem nele.
Muito bom o seu blog, repasso para todos meus amigos.