segunda-feira, 7 de abril de 2008

O preço da gasolina...

Ao ver um carinha do posto de gasolina mudando o preço da placa, qualquer brasileiro sobrevivente de tantos planos econômicos mirabolantes e acostumado com entra-e-sai de zeros, logo imaginaria que o preço da gasolina aumentou. Mas aqui nos jornais japoneses dessa primeira semana de abril a história foi outra!!

"Gasolina: até o dia 3, preço caiu 18 ienes". Isso mesmo! O preço da gasolina diminui, baixou, caiu!!! Tudo isso por causa do fim da lei de tarifas usadas para arrecadar fundos para a manutenção da infra-estrutura de estradas no país. Você já imaginou um notícia desse tipo em português claro, em algum jornal brasileiro? Alguns postos de gasolina trataram de espalhar ainda mais a notícia e, é claro, atrair ainda mais clientes. Este da foto diz: "Preço da gasolina está mais baixo desde o dia 1 de abril".

Resultado...

Filas "quilométricas"! Teve posto que ficou até sem estoque de gasolina. Mas alguns foram mais espertos e tinham guardado estoque para esta primeira semana de abril. Alguns motoristas também não ficaram para trás e também aguardavam o dia da mudança de preço para então ir reabastecer o carro. É o que mostra a reportagem do vídeo. Aliás o vídeo mostra não só o preço da gasolina que baixou, mas também os preços do leite e da cerveja que ficaram mais caros já a partir do dia primeiro de abril. Também né, o que você queria? Nem tudo são flores né!

Ficamos então com a palavra de hoje: 値下げ (nesage), ou seja "queda de preço".

3 comentários:

Fada do Absintho disse...

Nossa devorei seu blog todo rsrs

achei mt legal vc postar essas coisas diarias pq nenhum outro site comenta sobre isso !!!

Fiquei xocada foi com o lixo...eu to ferrada ai rs !!!

Aleluia uma coisa igual para todos os japones e brasileiros o preço da gasolina...pq já que tudo que é pro brasileiro é mais caro...nao duvido nada daqui a poco inventarem "a taxa de preço sobre preço" ou seja se você é brasileiro paga mais caro !!! rs

:***

Anônimo disse...

Fiquei indignado, pô aumentar o preço da cerveja, japonês nenhum merece, e o apresentador ainda ficou feliz, como é que agora ele vai fazer para ficar bêbado e dirigir?

Fada do Absintho disse...

hahahaha que comentário maldoso baiano só pq os japoneses sao bolinhas rosas embreagads? rs