sábado, 16 de agosto de 2008

Controle da boiada

Depois de um tempão de jejum, fui hoje à estação de Shinagawa. O nome da estação, mesmo escrito em japonês, é facílimo de guardar, até para quem nunca estudou a língua. São três quadradinhos e três pauzinhos: 品(shina) 川 (gawa), pronto.
A estação é muito bonita, bem localizada, ampla e tem estrangeiro para todo lado. Além dos hotéis que têm por lá, é de lá que sai um ônibus para a imigração. O ônibus então, nem se fala, só dá estrangeiro. Na estação, os balcões de informação são muito bonitos e até as lojas são bem moderninhas.
Mas hoje, mais do que as lojas e as coisas novas que eu vi por lá, eu tive que fotografar os cartazes e a faixa que eu vi. Estava eu caminhando tranquilamente, quando descobri que meu destino era no final deste "pequeno e apertado" túnel...

Entrei no túnel e fui seguindo reto até avistar uma faixa que ia de ponta a ponta. Não fazia nem idéia do que poderia estar escrito. A única coisa que me veio à cabeça era que no mínimo era alguma coisa a ver com ECO...

Ao chegar mais perto, vi que era algo Muito Japão !! Não ri nem nada, mas na hora imaginei que só poderia ser coisa de japonês, querer "organizar o trânsito" no interior da estação.

A mensagem - 朝の混雑時は通路中央をご通行ください。ご協力をお願いします- é do tipo que insinua, mas pedindo, quase exigindo que, na hora de pico no movimento de transeuntes, pede-se andar pelo meio - e não fazer uso das laterais, já que, subentendem-se, estas são para as pessoas que estão em sentido contrário!! Traduzindo em bom português é algo do tipo "filhinho, anda por aqui vem... por aí não!". Como se não bastasse a faixa, nas pilastras ao longo deste túnel, cartazes fazem questão de te lembrar por onde você deve andar.

É praticamente um cartaz por pilastra. Para ninguém dizer que não sabia! Apesar da frase "Pedimos a sua colaboração" (ご協力をお願いします), a palavra "corredor central" está em vermelho e sublinhada (通路中央). Além disso, a "discreta setinha" em vermelho, lembra que se você está lendo o cartaz mas caminhando pelas laterais, você deve sair do corredor lateral e seguir pelo central!!! Mas se mesmo assim, o cara não captar a vossa mensagem, outro modelo de cartaz mostra uma explicação mais "dã" da coisa...

Entendeu agora? As setas mostram por que caminho a boiada deve seguir. Como se não bastasse(parte II) eles avisam no alto-falante que quem está indo na direção "X" , deve caminhar pelo meio e quem está indo na direção "Y", deve seguir pelas laterais! Mas essa coisa de mostrar por onde os traseuntes devem seguir é muito comum aqui. Vira e mexe a gente vê um corredor enorme, largo e uma placa dizendo, "por favor, mantenha-se à direita". As vezes tem esse aviso na escada e até em espaços ao ar livre!

"Aqui você deve seguir pela esquerda", diz a mensagem das placas acima. Mas não se assuste, pois essa não é uma placa tão incomum de se ver por aqui.

Bom, não estou questionando o sistema. Acho até que deve ser ótimo para quando se está com pressa e não quer beijar nenhum desconhecido já de manhã. Mas, não deixa de merecer um post nesse blog que mostra coisas Muito Japão, principalmente essa coisa de mostrar por onde as pessoas devem andar em via pública. A palavra de hoje está nessa última placa: 歩行者(hokoosha) ou, em português, "transeunte" ou "pedestre"!

8 comentários:

Anônimo disse...

hahaha ... Muito engraçado isso! Mas olhe, quando estive em Tóquio achei tudo (principalmente as estações) beeeem cheias e acredito que esse método de todo mundo andar juntinho na mesma direção faz bastante sentido aí ... Eu diria que, se aqui na China eles fizessem algo parecido iriam revolucionar as estações e calçadões (principalmente em Xangai)! Tá certo que chegar nesse nível ia demorar um bom tempo, mas aí já é outra história!
Abraço!

Mafagafos são reais! disse...

Hehehe, o pessoal por ai parece bem grilado com essa história.
Mas um comportamento como esse faria muito bem por aqui, cada dia mais me irrito com o metro de São Paulo! E olha que eu não pego a pior "parte" dele, minha viagem ainda é tranquila.
Cara eu queria fazer uma pergunta, você começou a estudar japonês quando? e simplesmente por que gostava da cultura ?

Seu blog é uma ótima leitura!Muito legal =)
Flw

Unknown disse...

Estou começando a achar que se não houver manual de instrução para TUDO aqui no Jp, o povo não sabe o que fazer! Tem regra para tudo, desde de onde, quando até COMO e com quem fazer as coisas. Eita povo que adora lei... talvez mais até que os americanos.

Sildelane V. M. disse...

Devia ter isso no Shopping daqui em época de natal, ia ser bem útil XD

Anônimo disse...

muito japao isso.. HAHAHAHAHA
na escada rolante até nos acostumamos com, um lado parado e outro pra quem tem pressa... essas e outras coisas me fazem sentir falta desse país tão querido!!
li uma materia tua na mag... e a cada palavra dava uma saudade imensa...

Anônimo disse...

Fui em setembro de 2007 renovar o visto que havia vencido em julho.
Não me lembro de ter ido alguma vez a Shinagawa, enfim... cheguei cedo na hora do rush, saindo pelas catracas havia 2 saidas uma pelo meu lado esquerdo e outro pelo lado direito e parado e aquele mundaréu de gente se desviando de mim, optei sair pela direita. Tive uma sensação de estar em um filme..
Aquele mar de gente todos indo para mesma direção, em absoluto silêncio... pensei comigo mesmo: tenho que voltar novamente e gravar esse momento! Ainda não retornei quem sabe um dia mas na hora me passou pela minha cabeça, e se a imigração fsse pelo lado oposto?! como voltar? agora isso não é mais problema e nunca mais haverá aquele momento.

Carol Montecinos disse...

A questão é: funciona???
Pq no metrô de SP tem dessas plaquinhas... várias, só que na escada rolante. E vão desde: mantenha-se a direita. E deixa a esquerda para passagem.
E ninguém, eu digo NINGUÉM respeita! tem gente que faz questão de ficar parado do lado esquerdo! aiaiai....

Nuno-san disse...

Estou há 6 meses a viver em Shinagawa. Passo pela estação todos os dias. Não sei Japonês. Sempre me questionei sobre o que quereria dizer aquela faixa!!!
Agora percebo :-)

Embora, com a quantidade de pessoas nesta estação por dia, não dá para inventar muito... basta seguir a carneirada!

Abraço e parabéns pelo seu blog. Está muito bom