quinta-feira, 7 de agosto de 2008

BRASIL x EUA no JAPÃO

Agora no verão japonês, a briga é entre as marcas de chinelo!!! No canto esquerdo, o sapato metido a chinelo com jeito de tamanco holandês de nacionalidade norte-americana feito de borracha, Crocs...
... e no canto direito, elas!... as legítimas, que não soltam as tiras e não têm cheiro, as brasileiríssimas Havaianas!!
Nas ruas, quando eu penso que tem muita gente usando Crocs, vejo um bando de pessoas de Havaianas. Dias desses fui almoçar em um restaurante de sushi, onde devemos tirar os sapatos para entrar, e lá estavam cinco pares de chinelos Havaianas enfileiradinhos!!
Mas enquanto as Havaianas estão nas sapatarias e nos restaurantes de sushi, o Crocs está na mídia japonesa! Primeiro foi uma série de acidentes ocorridos nas escadas rolantes, o que obrigou a todas as estações de trens e metrôs a colocarem um poster alertando para o uso do chinelo nas escadas rolantes. Isso foi há cerca de 1 ano e pouco, e até hoje, tem poster nas escadas rolantes. veja duas versões diferentes!
注意 = CUIDADO
E ontem! Ontem! Estava lá o borrachudo nos jornais japoneses de novo!! Segundo o jornal Asahi, cinco pessoas tiveram as unhas do dedão arrancadas por causa do enfeite que algumas pessoas usam nos orifícios que o chinelo tem na parte de cima!
O jornal diz até que o produto já é caso de estudo feito pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria!!! Calma! Não se espante. Qualquer caso aqui vira tempestade mesmo! A figura explica mais ou menos o que aconteceu. A parte debaixo do enfeite ficou exatamente na altura da unha do dedão.
Em japonês... 米クロックス社製サンダル専用のアクセサリーの留め具で、足のつめをはがすなどの事故がこの夏に4件起きており、経済産業省は製品に問題がないか調査を始めた。「ジビッツ」と呼ばれるアクセサリーで、昨年以来計5件の軽傷事故が起きており、うち4件は子どもだった。「ジビッツ」はサンダルの甲の部分の穴に取り付ける花やキャラクターなどのアクセサリー。07年3月に販売が始まり、現在約560種類ある。横からは「工」のような形に見え、1個300~400円台で売られている。  クロックス・エイジア(東京)によると、宮城県で6月18日、サンダル先端のつめがあたる付近にジビッツを付けた女性(19)が、伸ばしていた左親指のつめの一部をはがした。7月17日には愛知県で男児(3)が右足親指のつめをはがしかけ、群馬県の男児(8)、福岡県の女児(4)も同様のけがをした。昨年8月に大阪で起きた事故もけが人は子どもだったという。
Enquanto isso, a marca brasileira só ganha terreno!! "Gente! Qualquer lugar que a gente vai agora tem Havaianas!", foi a frase de uma colega brasileira conversando com outro compatriota. E ela tem razão!!
Fora que qualquer sapataria parece que tem Havaianas, anteontem eu vi numa loja especializada em artigos para de bebês! É uma loja enorme, enorme com tudo que você imagina que possa existir para neném. Não é que lá também tinha!? Todos modelos miniaturas!! Muito maneirinhos!! Mas mesmo minúsculos, eram todos legítimos...Havaianas!!
Detalhe, com tabela de tamanho e tudo, porque aqui a numeração é por centímetro e os japoneses não entendem o que é 35 ou 37, que aparece na sola do chinelo.
Como se não bastasse estar nos espaços físicos, a Havaianas Japan tem uma loja virtual no próprio site oficial da marca. O site, totalmente em língua japonesa, possui mais de 80 modelos com cerca de 350 variações de cores diferentes de chinelos!!
Quem quiser dar uma olhada no site das Havaianas no Japão, basta clicar aqui. Lá você encontrará desde o modelo tradicional, daqueles que só o Seu Zé usava, até os mais modernos e multicoloridos. Ah! E tem também o modelo lançado este ano em comemoração... adivinha de que? Claro! Ao Centenário da Imigração Japonesa ao Brasil!!

A palavra de hoje é como são conhecidas as nossas Havaianas aqui no Japão! Se escreve ハワイアナス e a pronúncia é algo como "rawuayanasu". Até a próxima!

4 comentários:

Kenji_jp disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kenji_jp disse...

É Caruso, isto me deixa com muito orgulho tbm. Na fábrica onde trabalho (bentoya), só entra frango brasileiro, houve marcas que nunca tinha visto, mas todos do Brasil. Sem falar tbm que em qualquer loja de música, tem sempre um espaço para música brasileira, bossa nova.

Unknown disse...

Wow! Eu quero!!! Demais, sempre me orgulho em ver as legítimas nas lojasa de depatos pomposos, já até desisti de tirar fotos por que realmente os pontos de venda estão aumentando. Parabéns para elas!

Raquel disse...

Aquele pezinho fofo lá em cima é da Karen-chan? Liiindo!