domingo, 2 de março de 2008

É só um treino...

Os japoneses adoram um treinamento. Nunca vi fazer tanto treinamento! Eu descobri isso quando morei 1 ano aqui como bolsista. Os treinamentos, naquela época, se resumiam aos de incêndio e de terremoto. Achava o máximo. Nossa quanta organização! Quanta precaução! Embora eu tenha feito somente o de incêndio, e numa versão mais simples. Lembro que quando o alarme do alojamento tocava, nós tinhamos que descer para o lobby e pronto, acabava o treinamento. O de terremoto, eu vim a conhecer quando eu já estava trabalhando em uma empresa. O treinamento era simples também. Soava o alarme do prédio e todos os funcionários tinham que parar o serviço, descer pelas escadas de emergência e caminhar até uma praça que ficava próxima ao prédio da empresa e que em caso de terremoto, seria como o nosso local de abrigo (避難所/hinanjo). Chegando lá, todo mundo naquele clima de nossa-quanta-gente-que-eu-não conheço e, aproveitando o break para esticar as pernas e bater um papinho, aparecia um tiozinho para agradecer pela cooperação de todos (quase todos, pq nem sempre todos desciam. Os mais chefes e os que achavam o treinamento um saco ficavam trabalhando normalmente). Mas treinamento de terremoto aqui é sério. Tem sempre! Já presenciei treinamento de terremoto até em festa junina!!! Aqui no Japão não tem esse costume de festa junina, mas os brasileiros dão sempre um jeito de fazer algo parecido. Mas treinamento de terremoto junto com pé-de-moleque, quentão, maçã-do-amor e barraca de pescaria achei engraçadíssimo! Muito Japão!

Fora os treinamentos mesmo de trabalho, há treinamentos de terremoto, de incêndio que vira e mexe tem por aqui. É nas escolas, nas empresas, no bairro etc. Esse da foto é um treinamento feito por crianças de uma escola primária para se protegerem de um tsunami. Mas fora esses que são bons, principalmente para quem nunca vivenciou um terremoto, tem uns treinamentos aqui que são, para não dizer hilariantes, eu diria, talvez...Muito Japão! Recentemente, eu vi na televisão um treinamento cômico de funcionários da companhia de trem Japan Railways para se protegerem de passageiros violentos. A verdade é que os funcionários das estações de trens, vira e mexe, apanham de passageiros bêbados, quando eles tentam impor as regras da estação. O recorte de jornal mostra uma matéria sobre esse assunto. O título diz: 暴力酔客急増中, "Aumenta o número de casos de violência com passageiros embriagados".

Mas voltando ao treinamento da JR, quando eu vi a chamada, achei que os funcionários estavam fazendo aulas de caratê ou sei lá, krav magá, para estarem aptos a se defender e a conter esse tipo de passageiro. Engano meu. Parece que até teve dicas de auto-defesa, mas o grosso mesmo foi feito com base em simulações!! Funcionários se fingiam passar por bêbados enquanto o restante tentava simular o que fazer com eles. O melhor de tudo era o colete dos funcionários-atores escrito 酔客 (suikyaku), algo como, “passageiro bêbado”! Eu sei, é difícil de acreditar que homens feitos se prestariam a esse papel, ainda mais em uma companhia de renome de um país de primeiro mundo. Pensando nisso, eu resolvi procurar o vídeo para que você pudesse acreditar no que eu falei. Eu sei que só contando assim, fica difícil acreditar numa coisa dessas. Mas antes, uma dica: repare que alguns dos participantes do treinamento não conseguem se conter e dão aquela risadinha meio que de lado.... porque também, fala sério! Colete escrito “passageiro bêbado” para simular! Atenção: para ver o vídeo, você deverá escolher primeiro entre "Narrowband" ou "Broadband". 

Treinar é se prevenir. Treinamento faz parte de qualquer trabalho profissional. Tudo bem. Mas é que tudo eles treinam! Os melhores, na minha opinião, são os que contam com a presença da imprensa. Tiram totalmente o clima de seriedade do treinamento. Por falar em imprensa, lembrei que certa vez, fui tirar foto do primeiro-mistro japonês, na época, o Koizumi. Era eu e aquele batalhão de fotógrafos de tudo que é revista, jornal e tal para fotografar o primeiro-ministro japonês com o ministro Celso Amorim. Imagine que antes, bem antes do Koizumi chegar na sala dele, todos nós fizemos um minitreinamento para saber onde cada fotógrafo deveria ficar!!! Isso mesmo. Eles escolheram a posição de cada fotógrafo! Foi a cena! Você pra direita. Você aqui, na frente, agachado. Você ali atrás, no lado esquerdo.... A sala do primeiro-ministro completamente vazia. As cadeiras, dele e do convidado, vazias também, e os fotógrafos ali, arrumados, diante do nada. Feito isso, todos deveriam se retirar do recinto, para então fecharem a porta, e aguardarmos até que o primeiro-ministro chegasse com o convidado. Aí sim, deveríamos entrar novamente e por em prática o mini-ultra-instantâneo-treinamento-básico que fizemos trigésimos de segundos antes de eles chegarem. Vai gostar de treinamento assim “aqui” China! Será que fazem treinamento para a primeira noite de núpcias e eu não estou sabendo? Vou pesquisar, mas não duvido nada que tenha! Já imaginei até a cena... Mas calma! Se você está achando tudo muito engraçado, aconselho então a assistir ao próximo vídeo que mostra um treinamento feito todos os anos no zoológico de Ueno , em Tóquio. Só digo uma coisa: em lugar do “passageiro bêbado”, alguns funcionários são obrigados a bancar um “animal” do zoológico! (risos) Estou falando sério! Com direito a se vestir de bicho e tudo! Bom, para não pensar que eu estou zoando, é melhor então, ver o vídeo. Só vendo para crer!! O vídeo é da Reuters e está em português! Para ver, basta clicar aqui. Ah! Primeiro deve passar um comercial do MSN e depois vem o vídeo do treinamento! Aguarde e confie! A palavra de hoje é, claro, "treinamento". Em japonês, 訓練 (kunren). Repare que a mesma palavra aparece na primeira figura deste post. A palavra escrita no quadro é 地震避難訓練 (jishin hinan kunren) e quer dizer "Treinamento contra Terremoto".

11 comentários:

Sildelane V. M. disse...

uhahuahuhuahu muito bom ;p pena k num apareceu aki o video do dos bixos ;-;

leoantonoff disse...

Ola, sempre vejo seu blog e acho muitoo bom, sempre apareco na aula comentando com meus amigos japaneses sobre suas "matérias" e essa última foi muito engraçada. Mas fiquei mto curioso ao ver q vc estudou ai qdo disse q foi bolsista. como consiguiu bolsa sendo brasileiro. se der, me manda um e-mail. leoantonoff@gmail.com
valeu aee, continue com os posts, tao d+

NattyBett disse...

OMFG!! Você colocou uma foto do Matsumoto Jun da an an*o*
E parabéns pelo blog, muito interessante.

leoantonoff disse...

por favor me manda um email ae
quero muito trabalhar no nihon
um grande abraco

Anônimo disse...

Hilário e super interessante. Curiosidade: Aqui na empresa também realizamos simulação periódica, algumas delas os funcionários não são avisados previamente. Acompanhadas pelo corpo de bombeiros, inclusive com carros, fumaça, feridos, tudo "global" mesmo, algumas pessoas ficam na dúvida. No último me perguntaram: "É sério ou é simulação??!" Eu respondi:"Saberemos se chegarmos vivos lá embaixo!". Em tempo, funcionários que não participarem são notificados pelo corpo de bombeiros e administração do edifício.

Parabéns !! Show de post.
Seu mano.

Karina Almeida disse...

uau! blog de cara nova! nao tinha visto m(_ _)m

gostei da mudanca! prefiro tela com fundo claro. hihihi...

so um palpite: o texto nao ta muito grudado? voce nao ta conseguindo separar os paragrafos?

sei la, tive a impressao que o espaco entrelinhas tambem ta apertado.

ou to viajando na maionese?? eh so palpite ta :P

Anônimo disse...

PARA SILDELANE,
Que pena. Será que é algum problema daí? Pq eu consegui abrir a página e outras pessoas também. Você iria adorar! Bom, mas obrigado pela visita!

Anônimo disse...

PARA LEO,
Legal saber que você comenta com os colegas. Espero fornecer mais "materias" legais para você colocar em pauta nos seus bate-papos com os amigos...rs Eu vou te escrever depois. Desculpe a demora. Um abraço e volte sempre!

Anônimo disse...

PARA TCHETCHITA,
Você é fã dele? Que legal que gostou! Obrigado pela visita! Volte qdo quiser...

Anônimo disse...

PARA XANDE,
Nossa! Sem saber de nada me aparece mais perigoso não? Se vc fica calmo e é de verdade é perigoso. Mas se vc fica apavorado e é simulação passa a ser um mico total, não? Bjo

Anônimo disse...

PARA KARINA,
Gostou? Quero mudar, mudar...mudar tudo! hehehe....Qto ao texto, eu vi que estava grudado, mas não consigo desgrudá-lo. Você tem idéia do que pode estar acontecendo?