sábado, 8 de março de 2008

Chafariz Self-Service?!

Um shopping que eu costumo ir, fez uma reforma interna recentemente, e aí, resolvi passar por lá de bobeira para ver como ficou. Achei maneirinho esse chafariz que fizeram onde não havia nada. Fiquei imaginando o trabalho dos caras para colocar pedaço por pedaço de ladrilho colorido. No final, achei que rendeu um efeito bem legal e um belo trabalho de arte!

Imaginei também que as crianças devem adorar o colorido e o gatinho, mascote do shopping, bem em cima no lugar de onde jorra a água que cai pelos degraus. Uns cogumelos nas cores laranja e verde deixaram o chafariz ainda mais animado. O mosaico multicolorido cobre até metade da parede. Na outra metade, uma pintura bem divertida complementou o tom infantil e ao mesmo tempo relaxante do chafariz. Opa! Mas espere... há uma mensagem na parede...

No meio de um trabalho artístico como este e escrito com letras garrafais em vermelho para todos lerem, eu estava crente que era alguma mensagem poética para compor o clima puritano e alegre do chafariz. Engano meu. Admirado com a obra e relaxado com o barulho da água que caía lentamente pelos degraus e formava um laguinho na parte debaixo, esqueci que eu estava no Japão, e que eles adoram escrever placas, muitas delas com conteúdos bem óbvios. Vejamos mais de perto a linda mensagem...

A frase poética dizia "Esta água não é (água) para se beber"! Detalhe é que além de estar escrito grande e bem no meio da parede, a mesma "poesia" está escrita em cada parede lateral!! Precisa enfatizar tanto que água de chafariz não é para se beber? Será que é porque aqui as pessoas podem beber água da torneira e, consequentemente, elas podem achar que de chafariz também pode? Não sei. Só sei que estragou o trabalho. Ficamos então com a palavra de hoje em japonês: 噴水 (funsui) , em português, "chafariz".

4 comentários:

ann-e disse...

ahh q massa..
ficou lindinho mesmo..

acho q eles colocam essa placa
para depois nao soofrerem problemas
judiciais, caso alguem fale "mas nao tinha nada dizendo q nao podia beber. E agora meu filho está morto pq bebeu a agua do chafariz"

Tah, sei q ninguem vai morrer por isso.. mas eh melhor colocar uma placa mesmo q obvia, do q ter de pagar uma indenização depois neah?

XD

Anônimo disse...

Olá!!! Achei seu blog na matéria no G1 sobre brasileiros no japão. Seu blog é muuuito bacana, ri horrores com ele. Vê se atualiza mais vezes! Ele é um must na minha rotina diária! :)

Abraçao!!!

Anônimo disse...

Olá..

Conheci seu blog através do site da Globo, agora ele tah nos meu favoritos, toda segunda-feira eu dou uma passadinha aqui pra ri um pouco..
Muito bom ele, parabéns a vc e força ai no Nihon

Abraços Janaina

Anônimo disse...

Eu costumo ler blogs usando os feeds e só depois vim ver a imagem do chafariz, tinha imaginado completamente diferente! Não tão infantil, mas ficou bem legalzinho!
Depois de ler seu post sobre as placas óbvias, é impossível não dar risada com mais essa! =D