terça-feira, 23 de outubro de 2007

FLAGRANTE

Duvido que ninguém que more aqui no Japão nunca tenha pensando "ah se eu tivesse uma máquina fotográfica aqui comigo agora...". Eu, como um ocidental vivendo neste país oriental, confesso já ter pensado nisso inúmeras vezes vezes mil vezes. É cada cena, cada figura, cada figurino, que só mesmo registrando para os outros acreditarem.
Uma das fotos que eu sempre quis fazer, finalmente, consegui. Foi ontem no trem, indo para o trabalho. Foi no meio de outros passageiros que eu flagrei um tio, tranquilão, com um laptop aberto no colo. Aqui no Japão é cena corriqueira. Vira e mexe tem um sentado no trem ou mesmo no banco da plataforma, amarradão com um laptop. Já vi uns na cabine telefônica mas o melhor de todos mesmo foi o carinha que eu vi andando (isso mesmo, no gerúndio!), eu disse, an-dan-do pela plataforma do trem, com o laptop aberto e vendo um filme!!! Fala sério né não!?
A propaganda da foto principal é de um apoio feito em couro, vendido pela internet e que mostra o quanto é comum as pessoas precisarem de um apoio para o laptop para ele ser usado bem no colinho do papai!
Detesto fazer comparações, mas quando lembro que um amiga cometou que no Brasil roubam até celular enquanto se está falando, o que dizer de um lugar onde as pessoas andam com laptops para baixo e para cima, sem sequer, ficar olhando pelos cantos dos olhos estreitos?!? É isso que me impressiona neste país ... porque ver laptop na rua ou no trem, já cansei de ver.
Aí está a prova do crime.
Claro, a palavra de hoje fica sendo então "segurança". Em japonês, 安全 (anzen).

6 comentários:

C@ruso disse...

Realmente incrível e difícil de acreditar !!!

E isso está muito além da palavra segurança simplesmente.

As palavras de hoje deveriam ser educação, igualdade (para todos), trabalho (para todos),saúde (para todos) e inclusão digital.

Parabéns mais uma vez.
Seu brother.

Kazu disse...

Pois eh... A seguranca do Japao eh incrivel mesmo... Uma vez aqui em Kyoto, vi um cara parando a Mercedes dele (que nao era o onibus!) em frente ao banco, e como fazia frio aquele dia, pra nao desligar o aquecedor, ele deixou o carro ligado (=chave na ignicao) enqto sacava o dinheiro no caixa eletronico... Eh mole?

Anônimo disse...

sobre o post la de baixo que falam dos avisos

“Não estamos aceitando que passe direto pela roleta sem pagar”.

assim era aqui num bairro de Hiroshima, na hora do rush,
tanto que reformaram o eki e dos demais bairros tbem e agora todos passam certinhos...

E como japonês gosta de consumir um meronpan!

Paullo disse...

Deve ser um choque morar num país tão seguro não é?? ahahaha
Comprei um notebook e a primeira coisa que ouvi foi: "não saia de casa COM ele!" ahahahahaahahah

Lirian Mina disse...

A minha camera estah sempre comigo! e quando veo algo "muito japao" fico com vergonha de tirar a foto e com medo que a pessoa nao goste...

As pessoas nao apenas usam laptop, mas tb navegam na internet, pois a maioria das estacoes jah tem o servico de internet sem fio! Olha a foto que tirei ha um tempo: http://www.fotolog.com/mina_nozawa/14118276 vasculhei nos meus arquivos hehehe
um abraco

Karina Almeida disse...

gente, tinha perdido esse post!! e sou testemunha do crime ne! por acaso eu estava com voce, no caminho estacao-trabalho, quando vc viu o cara andando com laptop aberto, ligado, vendo filme?? hihihi...

e por acaso fui em quem contei o caso q roubaram o cel da minha mae quando ela estava andando em bh e falando comigo?

realmente, sao 2 mundos muito diferentes ne!

eu mesma ja usei meu laptop tranquilona, na estacao de trem, num fast-food e por aih vai :P