sábado, 1 de setembro de 2007

Insetos! Insetos! Insetos!

Pensou em verão, pensou...? Sim, a resposta poderia ser "praia" se a pergunta fosse feita para um carioca da gema, como eu, por exemplo. Mas em se tratando de algo MJ, a resposta é "caça aos insetos"! Isso mesmo. É nessa época do ano que os minijaspions ficam ouriçados atrás desses bichos. E olha que não estou falando de joaninhas bonitinhas, vagalumes que piscam, borboletas raras ou lavadeiras serelepes. As crianças daqui gostam mesmo é de escaravelho, besouros e afins. O que qualquer brasileirinho faria cara de "argh", as crianças daqui se amarram!
O mais impressionante é o apoio que elas têm dos pais! Não é difícil ver pais ajudando na localização dos bichos pelos matos, comprando artefatos para a caça etc. Um dia fiquei olhando a estratégia deles. Assim que o papai localiza um inseto no tronco de uma árvore, vem o pequeno japa, todo feliz, com uma rede, que para mim sempre serviu para caçar borboletas, e captura o inseto. Com orgulho de quem capturou um leão, ele corre para guardar o bicho no porta-insetos.
Isso mesmo. O porta-insetos é vendido nos supermercados. É em geral uma caixinha de vidro com uma tampa com uma abertura no meio - a mais comum é a verde limão. Acompanha uma alça comprida para o pequeno caçador desfilar todo cheio de si e exibir os insetos da caixa. Agora no verão os supermercados montam seções especiais para esses minicriadores de insetos. E se vc pensa que é só a caixinha, a rede e pronto, você está redondamente enganado. Nessas seções, é possível encontrar pacotes com folhas secas, pedaços de pau, também empacotados e até comida!!! Sim. Eles não só pegam como criam em casa!!! Tem comidas que lembram a nossa paçoquinha cilíndrica e outras em forma de gelatina. Meu vizinho debaixo mesmo tem uma dessas caixinhas com um pedaço de pau, um escaravelho enorme pretão dentro e uns copinhos com gelatina bem na porta de casa. Na frente do meu prédio tem uma casa com duas crianças. Eles também tem lá duas caixinhas de vidro com algo asqueroso dentro. Isso sem falar nas milhares de exposições e feiras sobre o assunto que são realizadas nessa época do ano. Enquanto nossas crianças brasileiras se divertem em uma feira de filhotes, as crianças daqui se divertem nessas exposições de insetos!! Teve uma em julho, onde as crianças ganhavam escaravelhos para levar para casa como prêmio. Agora tem outra que vai até o dia 2 de setembro. É quase uma "Expoinsetos" com insetos de 150 países e mais de 1500 espécies.
Cartaz da exposição
Cartaz da Expoinsetos

Há também desenho animado com personagens escarevelhos. O tal do Mushiking (Rei Inseto) é a alegraia da garotada e do comércio que vende tudo do desenho. Os produtos vão desde material escolar até jogos de videogame. Sem falar nos livros para crianças sobre insetos!! Pegue qualquer uma delas numa pracinha dessas e mostre um escaravelho que duvido que ela não seja capaz de identificá-lo. Vejam alguns exemplos. Tem até bolo de aniversário!!

Livro para Crianças

Insetos de Plástico

Bóia

Escaravelho de Papel

...o bolo!

Domingo passado fotografei a "belíssima" decoração de um shopping. Eu disse "shopping"! Tinha inseto dentro e fora do shopping. Simplesmente Muito Verão! Muito Japão! Na entrada do shopping

Decoração dos andares

Detalhe da entrada

É isso aí. A palavra de hoje é "inseto". Em japonês, 昆虫 (konchuu) ou em um sentido mais geral, 虫 (mushi).

11 comentários:

Anônimo disse...

Muitoooooooo Japãooooooo mesmo !
Nós brasileiros sentimos até um pouco de nojo destes insetos. Mas que interessante ... A Iandara disse que nem sabe se comeria esse bolo com o escaravelho em cima dele.. risos !

Raquel disse...

E você já viu o sumô de escaravelho? Muito Japão!

Anônimo disse...

Que eu saiba tb, é no verão que aparecem as baratas voadoras e enormesn né?...arght...mas formiga dentro de casa eu nunca achei...pelo menos em Tóquio.
Bjs.

Ewerthon Tobace disse...

Sabe por que gosto do seu ploc? eh que eh bem informativo... sua pesquisa supera!!!
Adorei essa dos insetos!
Para o alto e avante!

Anônimo disse...

Eu que tenho medo, pânico, pavor de insetos nem gosto de ver nenhum... No verão aqui no Brasil eu fico torcendo para não ver nenhum. Acho que besouro grande eu só vi uma vez na vida e esmagado ainda por cima...

Eu já fui pensando besteira e imaginei que alguém comia esses bichos aí rsrsrs

Desculpe quem come, mas me lembrou o costume dos brasileiros de comer farofa de içá, li que muitos meninos no Brasil saem à caça dessas formigas. Acho nojento também hehe

Kazu disse...

Kabutomushi! Escaravelho! Issoooooooo!

Anônimo disse...

E a briga de aranha (sem ser no sentido figurado...hehehe), vc jah viu? achei um video aqui>http://mirukashihime.cool.ne.jp/image/kassen01.mpg

Anônimo disse...

hahaha.. então, será que no verão as crianças atendem o telefone falando: mushi mushi?! rsrs

interessante. ótimo artigo. vou agenciar você aqui no brasil e abrir uma newsletter karuzo in japan rs

Anônimo disse...

http://br.youtube.com/watch?v=hvsTX0qd7Us
Hércules campeão mundial!!
herakuresu ookabuto =)

Anônimo disse...

ops, parte Um do video..

Unknown disse...

Pride!! Brasil campeão mundial!!
http://br.youtube.com/watch?v=1zcx8IZr_7k
http://br.youtube.com/watch?v=hvsTX0qd7Us