sábado, 15 de setembro de 2007

Bus Stop High Tech

Eu já tinha ido várias vezes ao bairro de Azabu, em Tóquio, mas confesso que nunca tinha me dado conta dos pontos de ônibus de lá. "Muito Japão", só digo isso. O design um pouco diferente do convencional já denuncia que alguma coisa ele "faz". Resolvi chegar perto para conferir.
Coisas inacreditáveis para um ponto de ônibus comum. Isso mesmo! Vale a pena reforçar que não estou falando de ônibus especial, ônibus de viagem ou mesmo microônibus. Estou falando de ponto de ônibus comum, do povão mesmo!
A diferença principal dos pontos de ônibus daqui é que não precisa fazer sinal para o ônibus parar no ponto. Ele para de qualquer maneira se tiver alguém no ponto. Ele pára, abre a porta e se ninguém entrar, se vai! Só de pensar que no Brasil, muitas vezes só as pessoas praticamente se colocam na frente do ônibus para ele parar porque só o braço esticado e a sacudidela da mão não bastavam mais...
Enfim... mas esse ponto de Azabu. Pelo amor de Buda!
Neste ponto de ônibus passam ônibus para três direções diferentes. O número no painel digital, em vermelho, indica quantos minutos o ônibus levará até o ponto final. Reparem que ao lado, há três ônibus em tamnhos diferentes: pequeno, médio e grande. Estes três ônibus representam os três pontos de ônibus anteriores. É minha gente, é difícil de acreditar, mas a seta laranja indica em que distância o ônibus se encontra. No primeiro caso, o ônibus que vai para a Estação de Shibuya (渋谷駅行), se encontra no ponto anterior e já está a caminho. Uma voz!!! Isso mesmo... uma voz anuncia: まもなくバスが参ります。お待ちください (mamonaku basu ga mairimasu. omachikudasai), que em bom português ficaria assim: "O ônibus chegará dentro de mais alguns instantes. Por favor aguardem".
Quando não há mais ônibus, o número digital se apaga e uma mensagem, também em vermelho, informa que as atividades foram encerradas. É possível consultar ainda o horário certo que os ônibus passam. Uma tabela no ponto, mostra em detalhes, os horários diferenciados por dias de semana, sabádos e feriados. vale lembrar que essa tal tabela de horários há em todos os pontos de ônibus, mesmo os menos high tech. Ah! Mas neste ponto de Azabu, um código de barra especial permite que a tabela de horários seja vista no celular! Basta ativar a leitura de código de barras do celular para baixar a tabela e poder consultar, antes mesmo de sair do trabalho e calcular a hora para chegar no ponto de ônibus. Fala sério! Bom, por hoje, fico por aqui. A palavra de hoje é "ponto de ônibus". Em japonês, バス停 (basutei).

2 comentários:

Solange Ayres disse...

Ah... a Alemanha com toda a tecnologia ainda nao esta tao adiantada. Aquí tem que tomar cuidado, se puserem um ponto de onibus tao chique assim podera ser... depredado. Aquí tem dessas coisas também.

Anônimo disse...

PARA SOLANGE
Legal saber que vandalos nao sao encontrados somente nos paises em desenvolvimento, como muita gente ainda pensa. Valeu pela visita!!