quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Magoei!

O jornal Nikkei - não nikkei(日系) de “descendente de japoneses”, mas sim nikkei(日経) de Nikkei de "Nihon Keizai Shinbun” (日本経済新聞) - publicou um ranking muito interessante baseado nas coisas que os maridos japoneses falam para as esposas com tom, muitas vezes de brincadeira, mas que na verdade magoam muito.
Segundo a reportagem, tem marido que reclama que a mulher está gorda depois de ter um bebê. Quando a esposa tentar explicar que ela não tem tempo de fazer dieta, devido à correria do dia-a-dia e a preocupação com a criação do filho, o marido me manda uma destas: “Isso é desculpa. Veja as artistas! Com filhos recém-nascidos e magrinhas! E você assim...”. Aposto que você leitora deve estar pensando: “Ah se fosse meu marido...”. Mas calma, espere para ver o ranking das 15 frases usadas pelos maridos japoneses e que mais magoram suas “nipoamélias”. Vamos as 15 pérolas:

1. “Você está gordinha né?”

2. “Ué? Só porque você está passando mal não tem jantar para mim?”

3. “Você tem tempo né. Você só fica em casa, não?”

4. “Como você arruma mal as coisas hein?”

5. “Ah...peraí, eu tô cansando do trabalho...” (qdo a mulher pede ajuda para olha a criança)

6. “Ah, chega! Pode parar!”

7. “Você insiste né?!”

8. “Graças a quem você está vivendo?”

9. “Tá vai, e? Conclui!”

10. “Qual o problema? Não é o meu dinheiro que você usa livremente?”

11. “Isso não te diz respeito”

12. “Parece você” (qdo a criaça faz algo de errado)

13. “Já tentou ser mais eficiente?”

14. “Ah sei lá, qualquer coisa...” (qdo pergunta alguma opinião sobre criação do filho)

15. “Não fala mal da minha mãe não hein!”

Mas calma. Fique calma! Agora eu preciso defender a classe masculina. Não precisa sair por aí espalhando que todo marido japonês é um grosso, um cavalo e nem precisar levantar placa dizendo “Eu já sabia!”. Hoje em dia é diferente. Aquele marido que grita “Cerveja!” , sentado vendo televisão e que subestima a esposa, já pode ser considerada uma espécie em extinção. Embora haja bastante esse tipinho, há também bons maridos. Inclusive, das 1030 japonesas que participaram da enquete do jornal, 293 responderam nunca ter se magoado com frases do marido! No próximo capítulo, você vai saber o que elas gostaram de ouvir dos maridos! Aguarde! A palavra de hoje é 夫婦喧嘩 (fuufugenka), “briga de marido e mulher”.

13 comentários:

Anônimo disse...

acho q nunca usei nenhuma dessas frases q estao na lista pra minha esposa, nem grito "cerveja!" hehehe... Alias, os japs (serah q eu tbem?) adoram fazer ranking de tudo, nao acha? Tem ateh a expressao nandemo ranking ne? Agora vou ver se acho a versao masculina dessa enquete que saiu no mesmo jornal.

Anônimo disse...

Ah, eu li isso tambem, saiu no encarte de sabado ne? As vezes la tem uns rankings engracados mesmo! Abracao!
Kazuhiro.

Anônimo disse...

PARA KUNI
Parabens! Mas em todo caso, quando eu for constatar isso, eu vou preferir perguntar a sua esposa diretamente...rs Valeu pela visita!

Anônimo disse...

PARA KAZU
Fala Kazu, valeu pela visita e pelo comentario. Quer dizer que vc tbm viu o ranking?! Muito legais esses rankings diferentes, nao? Eu me amarro em traduzir e mostrar pro pessoal um lado, nem que seja minimo, mas bem interessante da cultura japonesa atual. Volte sempre!

Anônimo disse...

hahauhuahauhau... tah.. vamos lá.. tem muita frase aí que não é exclusividade de japonês não.. o "tah vai, e? conclui!" é clássico! hauhauhau.. mas isso está relacionado à uma característica típica feminina, não ao marido! rs

"Isso não te diz respeito" acho uma qualidade! "Parece vc" não deveria ofender! "Já tentou ser mais eficiente?" é uma dica e quem avisa amigo é! "A, sei lá, qualquer coisa" é frase de quem se esforça um dia inteiro trabalhando, logo merece desconto! e "Não fala mal da minha mãe não hein!" está mais que certo! Nada de botar a mãe no meio!

hauhauhau

Estou ferrado e, pelo jeito, seja onde for! rs

Gisele Scantlebury disse...

Tô aqui morrendo de rir. Imagino que não sejam todos assim, se não iam ocorrer mais assassinados em lares japoneses.

Kuni, nem precisava esse seu comentário. Difícil mesmo imaginar você, sempre tão gentil, usar uma dessas frases.

Caruso, pode deixar, eu pergunto a sua esposa (risos!).

Também fiquei curiosa em ver o ranking as frases que elas falam para eles. Imagino!

Karina Almeida disse...

"ah se fosse meu marido!" hihihi... eu nao tenho vocacao pra amelia. arghhhhhhhh!

prefiro nao ter marido do que ser tratada como empregada domestica. ainda bem que essa especie estah em extincao, nao so aqui no japao, mas no brasil tb (alias, tem muito marido brasileiro folgado sim!).

mas tem uma frase aih que eu teria que engolir: a numero 9 "ta vai, e? conclui!" afinal eu sei que falo mais que pobre na chuva. alias, meus comentarios no blog tb... sao quase do tamanho do post ne? como diriam os cariocas, foi mal aeh!

enfim, "maneirissimo" o post. aguardo o proximo capitulo :P

Sildelane V. M. disse...

Coitadas delas ter q aguentar isso. Mas queria saber mesmo é como elas reagiram se aguentaram caladas pq ai ia ser a gota d'agua XP

Karuzo disse...

PARA GUILHERME
Nao posso dizer que vc esta ferrado por usar essas frases ou nao, pq como vc falou, vai depender muito da mulher tbm. A gente sempre pensa nessas coisas pensando em nossas mulheres ou nossas maes. Mas nunca sabemos o que se passa em quatro paredes. Vai ver a mulher merece cada uma dessas...ou ele merece um chapeu viking, talvez... quem sabe? rs Valeu pelo comentario.

Karuzo disse...

PAGI
Que bom que gostou. Imagino tambem que nao sejam todos assim. Se eu entendi bem o que vc disse, haveria mas pedacos de maridos espalhados pelos lixos, ja que "ta na moda" fazer quebra-cabeca humano... Valeu pelo comentario! Volte qdo quiser...

Karuzo disse...

PARA KARINA
Obrigado pelo "maneirissimo"! Tbm sei que no Brasil ha muito marido assim grosso. Mas fico triste por existir mulher que aguente...

Gostei de saber que aprovou uma das frases. Dizem que se vc reconhece um defeito seu, ele ja esta 50% sanado! Parabens!

Valeu pela visita! Ah! e pode escrever o qto quiser...

Karuzo disse...

PARA SIL
Imagino que muitas devem ter reagido, nao? Assim como os maridos-cerveja estao extintos, as mulheres submissas tbm estao indo para o mesmo caminho. Acredito eu... Valeu pelo comentario!

Anônimo disse...

Esssas frases ... todas são bem verdadeiras ... sei com é ... escuto isso todos os dias! Marido japonês muito tradicional é o INFERNO!

Minha paciência não é medida quando faço o SIMULADO DA C09, e sim, quando tenho que aguentar algumaas destas besteiras que o meu marido diz.