sexta-feira, 23 de maio de 2008

TT - Tome Treinamento !

Esta semana recebi um email informando que a Cruz Vermelha de Tóquio vai realizar um treinamento para ensinar as pessoas a voltarem para casa andando, caso haja um grande terremoto e todo o sistema de transporte fique paralisado. A participação é gratuita. Muito boa a iniciativa e a oportunidade. Sem dúvida. Mas são avisos como esse que nos faz sentir em um país Muito Japão!

Em português claro...

Ser um dos que não voltam para casa...

Ou se tornar capaz de voltar para casa...

Em caso de haver um terremoto em Tóquio, previsões indicam que com a interrupção dos serviços de transporte 3.920.000 de pessoas enfrentarão dificuldades em voltar para casa. As chances de ocorrer o grande terremoto em um prazo de 30 anos já alcançaram os 70%. É importante agora participar do treinamento para poder verificar com seus próprios pés o caminho pelo qual terá que percorrer na volta para casa e, com isso, poder estar pronto para voltar a pé quando for preciso.

(foto) Aqui tem até livros que ensinam como voltar para casa andando, caso um terremoto transforme o sistema de transporte num caos. Eu até já falei sobre um desses livros aqui no blog. Se você não leu, basta clicar aqui. A palavra em japonês de hoje pode ser esta que aparece no cartaz: 災害時徒歩帰宅訓練. Desmembrando, este palavrão fica mais ou menos assim: 災害時(kasai ji/em caso de catástrofe), 徒歩 (toho/caminhar), 帰宅 (kitaku / voltar para casa) e 訓練 (kunren/ treinamento).

2 comentários:

Sildelane V. M. disse...

nossa tão dificul assim voltar pra casa a pé O_O WHY??

Otávio Alban disse...

O pessoal não sabe andar sem instruções no Japão??? Não entendi...