quinta-feira, 8 de maio de 2008

Aviso de Terremoto

Acabou de ter um terremoto! Eu estava aqui no computador checando meus email, quando senti o chão estremecer. Em princípio continuei a ler o email que estava na tela, mas como o treme-treme das portas e vidros das janelas não pararam, eu fui obrigado a me levantar e chegar até a sala para então começar a pensar no que fazer. Felizmente quando cheguei até lá, o terremoto já tinha parado. Terremoto aqui tem sempre. Mas normalmente é um treme-treme leve e de curta duração. O que dá medo é quando passa de longos cinco segundos e quando a intensidade vai aumentando gradativamente. Mas fora isso, é tranquilo. Bom, depois do "minissusto", voltei para o computador cerca de uns 20 segundos depois do fim do terremoto e acessei o Yahoo Japan! para ver onde havia sido o terremoto exatamente. Sim, para quem não sabe, o Yahoo Japan! tem um serviço que informa em segundos, a hora, o local do epicentro e tudo mais sobre o terremoto que acabou de ocorrer. Tudo na própria tela principal.

A mensagem em vermelho diz: "Por volta da 1h45 do dia 8 de maio houve um terremoto". O epicentro foi na província de Ibaraki.

Na televisão também aparece na tela, na parte de cima, em questão de segundos após o fim do terremoto. Pode estar passando o que for! A palavra de hoje em japonês é então 地震 (jishin, se diz "dichin"), ou seja, "terremoto".

5 comentários:

Lucia disse...

Caramba....iso eu não quero nem para o meu pior inimigo...terremoto.

Quando estive ai senti um levesinho,guase tive um piripaque....rrrsss.

Ainda não sei como vcs podem conviver com isto.

Mais uma vez parabéns pelo seu Blog.

Luna disse...

Nossa, jishin tb significa terremoto? Uma amiga minha tem uma tattoo que significa jishin, mas ela diz que significa algo tipo auto-confiança. Mas acho que os kanjis são diferentes. Não sei, não entendo de japonês.

Parabéns pelo blog. Descobri-o há umas semanas e tô adorando descobrir várias coisas legais sobre o Japão.

Atsu disse...

dishin de auto confianca se escreve [ 自信 ], se le da mesma forma, mas o kanji eh diferente.

legal o blog!

Anônimo disse...

Moro em TOCHIGI e senti jishin, umas sete vezes, com intervalos...alguns fracos e outros mais fortes...continuei deitada, mas depois de tantos seguidos, perdi o sono. E uma coisa que nao da pra se acostumar aqui na terra do sol nascente, neh?

Raquel disse...

Você soube do nosso terremoto aqui? Foi engraçado porque eu tava no sofá, senti um balancinho e pensei: nossa, parece que tou no Japão! E não é que 5 minutos depois (eh, aqui demora...)o apresentador do jornal falou que tinha tido um tremor em São Paulo? O Brasil tá ficando metido...