quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Versão Japão

Fui em uma palestra outro dia, muito, muito interessante. O palestrante era japonês. Os convidados também. De brasileiro, só eu! Apesar disso, o tema da palestra era a música brasileira. Segundo o organizador, a intenção era apresentar aos japoneses, - em japonês claro -, que o Brasil não é só samba e bossa-nova. Muito boa a palestra. Para começar, ele mostrou em um telão o mapa mundi. Depois, o Brasil e, a partir daí, a cada região que ele mostrava, ele explicava as principais caraterísticas e os ritmos típicos daquela região. Em seguida, vinham os clipes das músicas. Tudo em japonês, para japonês ver. Entre outras coisas, o mais interessante foi o mapa mundi que ele mostrou. O mapa era versão japonesa. Sim! O mapa mundi dos japoneses é diferente do nosso! Confesso que nos dois primeiros segundos, me perguntei que mapa era aquele. Mas no fundo, eu sabia que me era familiar. Depois a ficha caiu por completo. Era o mapa-mundi visto pelos olhos nipônicos. Eu já estava careca de saber que o mapa é diferente, mas confesso que fiquei admirado. Lembro que uma vez comprei um e levei para o Brasil e preguei na parede do meu quarto. O comentário era quase sempre o mesmo: "Não tá estranho esse mapa?" ou "Esse mapa tá certo?" ou ainda "Ih! Maneiro, o mapa tá ao contrário!". O que? Você nunca viu o mapa daqui? Então confira:
CINCO
QUATRO
TRÊS
DOIS
UM
お待たせしました!
世界地図!日本語版!
ご覧ください…

8 comentários:

Anônimo disse...

Ola!!
Ja algums meses que venho no seu blog, e eu simplismente adoro ele!!
Gosto muito da cultura japonesa e me divirto muito lendo essas informações que não se econtra normalmente em sites.

Então é isso!! \^-^/
_o/

Gisele Scantlebury disse...

Caruso, é esse mesmo mapa mundi que eles usam na Nova Zelândia e na Austrália. A primeira vez que vi também fiz cara de interrogação (risos!). E na NZ tem um outro, que é de cabeça para baixo - sem conotação científica, apenas para botar a NZ no topo. =)

Anônimo disse...

PARA MARIANA,
Puxa, que legal saber disso. Minha intenção é essa. Quero mostrar coisas que acho que são diferentes e que muita gente não imagina que exista por aqui ou sei lá, que eu mesmo acho curioso e acho que outros podem achar tbm. Volte sempre!

Anônimo disse...

PARA GISELE,
Maneiro! Eu tbm vi esse de cabeça pra baixo em um site, mas não sabia que a intenção era essa. Cool!

Paulinho disse...

Nunca tinha ouvido falar de outro mapa mundi, mais achei mt interessante, oa japoneses são impares mesmo! Muito interessante seu blog, parabens!

Anônimo disse...

Que interessante esse mapa! Já tinha ouvido falar mas nunca me animei em procurar.
Será que tem algum outro país que o mapa é diferente?

Anônimo disse...

Leio o teu blog com frequencia e vou postar uma informação (sankô no tame)
Veja também:
McARTHUR'S UNIVERSAL CORRECTIVE WORLD MAP no site
http://www.odt.org/pictureembed.htm

Um abraço

Anônimo disse...

Acho que o mapa que usamos é por influência européia, para ter o velho continente no "centro".
Assim como a representação de Norte e Sul, para ter Europa e Estado Unidos "por cima".