sábado, 8 de dezembro de 2007

Trem com tatame?!

Foi a maior coincidência! Um amigo meu japonês me falou que leu no meu blog sobre o tatame em internet café. Ele achou o máximo também, e disse que achou engraçado eu comentar sobre as cadeiras sem pernas. Foi quando ele contou que elas são usadas até nos trens!!! Eu disse: "como assim nos trens? Mas para usar esta cadeira tem que ter tatame não?". E aí ele soltou a bomba: "Mas aqui no Japão tem trem com vagão só com tatame!". Que?!?! Achei interessantíssimo, além de Muito Japão. Mas confesso só decidi escrever um post para contar isso, porque na volta do trabalho para casa ontem, eu mesmo vi com meus próprios olhos... um trem desses estava parado na plataforma do lado de onde o meu trem estava!!! Coincidência pura!!! Janela com janela. Fiquei vislumbrando aquele interior. Um vagão inteirinho com tatame!! Só não olhei por tanto tempo, porque acho que uma festa tinha acabado de terminar e as mesas estavam uma zona generalizada. Mas valeu a pena! Não só vi que meu amigo não estava mentindo, como vi que é uma coisa real mesmo! Existe! Tava lá! Eu vi! Eu não consegui tirar fotos, mas não foi difícil achar na internet. Aí vão algumas das que eu encontrei. Só para você, ocidental, ver como é um vagão com tatame!!
A palavra de hoje é a palavra-chave de ontem: "coincidência", que em japonês se diz 偶然 (guuzen).

4 comentários:

Sildelane V. M. disse...

ainda acho q jap. tem pernas curtas e/ou sem circulação sanguinea O_o a minha num dar nem aguentar ai naum _-_ apertado d++

Gisele Scantlebury disse...

Internet café e trem com tatame é muitíssimo Japão. Confesso que acho as cadeiras sem pernas muito desconfortáveis. Acho que teria que ter nascido japonesa para me acostumar a elas. =)

C@ruso disse...

Nossa!! O mais interessante é a janelinha no estilo japonês.

Agora me ocorreu uma questão. Como os japoneses fazem qdo alguém se prepara para propor um brinde, onde normalmente se fica em pé. Ai fica de joelhos?!

Sds,

Raquel disse...

Geeente, muito louco! Eu nunca tinha ouvido falar nisso! Esse trem faz que linha? Será quanto custa?