sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Operação Máscara !

Uma das coisas que mais me impressionou quando cheguei aqui no Japão, foi ver as pessoas usando máscaras cirúrgicas na rua! Isso mesmo! Aquela máscara que médicos, enfermeiras e dentistas usam. Aqui eles andam na rua com aquilo, na maior, como nós usamos óculos.
Lembro que li em um livro sobre o comportamento dos estrangeiros no Japão a seguinte frase: "Os gringos no Japão não entendem porquê os japoneses usam máscaras cirúrgicas mesmo quando não estão operando". No início parece meio estranho mesmo, mas confesso que já me acostumei. Quer dizer, bonito e per-fei-ta-men-te normal, eu não acho. Apenas aprendi a respeitar e acho que assimilei um pouco do verdadeiro intuito da máscara. Mas que é estranho é. Imagine uma mulher toda produzida, arrumada da cabeça aos pés, de meia-calça preta e sapato alto preto, unhas bem feitas e cabelo impecável mas... de máscara!! Fica algo mais ou menos assim como na propaganda de uma marca de máscara. Vejam que combinação perfeita!
Tem gente que prefere usar somente na rua. É comum a gente ver alguém que assim que pisa dentro do trem, tira de dentro da bolsa uma máscara e ali mesmo a coloca. Depois vai pegar um livro ou abrir o celular, mas primeiro, a máscara. Também já vi gente que ao chegar ao trabalho, tira a máscara e a guarda na bolsa. Mas há também os que não tiram de jeito nenhum. Nem dentro e nem fora. Quer coisa mais estranha do que se deparar com um colega seu, de repente, do seu lado com máscara de médico!? Coisa mais comum de se ver em uma empresa japonesa é gente de roupa comum e no trabalho, de máscara.
Pior é conversar com esse tipinho que insiste em não tirar a máscara. É como conversar com o homem-aranha. Você só vê o tecido na região da boca se mexer. Ah! Tem aquele tipo que gosta de bancar o dentista enquanto você ainda não abriu a boca. É o tipo que mantém a máscara presas nas orelhas, mas a máscara mesmo não cobre mais a boca e sim, o queixo. Putz! Fala sério!
Nessa época do ano - e em outras épocas mas problemáticas - é comum ver anúncios de máscaras nas propagandas dentro dos trens. São váááários! É quase impossível não ter pelo menos um anúncio de máscara. Cada uma vende seu peixe da melhor maneira. Mas o básico é sempre o mesmo. Não aperta o rosto, há espaço interno e bloqueia não sei quantos porcentos do vírus...
Há diversos modelos no mercado. Há desde os modelos vagabas até os mais afrescalhados. Veja alguns modelos:

"os óculos não embaçam"

Esse outro modelo para mulheres diz que é possível respirar tranquilamente devido ao espaço na região da boca proporcionado pela forma da máscara. Além disso, a propaganda diz que a usuária não precisa se preocupar com a marca de baton na máscara. Esse modelo mais unissex é recomendado para quem tem alergia a pólen (花粉), doença muito comum aqui no Japão e que faz essas máscaras vender horrores.

Há modelos para todos os gostos e bolsos. Acho que o Japão é o maior consumidor de máscaras do tipo no mundo. Aqui essas máscaras, que no Brasil você só usa se acompanhar sua mulher na hora do parto, vendem muito mesmo. Ainda mais agora que o Ministério da Saúde daqui está fazendo campanha para as pessoas usarem máscara para conter a propagação do vírus da influenza que segundo especialistas, chegou ao Japão dois meses mais cedo. O que quer dizer que o exército de médicos nas ruas deve aumentar ainda mais.
Mas aqui é mais do que comum. Ontem mesmo vi uma família inteira de cirurgiões! A cena! Papai, mamãe e filhinha. Todos de máscara!!
Eu fico impressionado é com as crianças. Elas usam normalmente como se fosse um simples chapéu! Algumas trazem guardadas na mochila do colégio e quando entrem no trem, elas a colocam. Uma criança não zoa a outra se uma delas estiver de máscara! Eu já presenciei! Elas nem apontam, riem...nada!
Claro que tem criança que reluta, mas não é difícil ver criança com máscara cirúrgica! Tem vários modelos para feitos especialmente para a garotada brincar de médico quando quiserem!!

... e a melhor de todas!

Bom, fico por aqui, por hoje. No lugar da palavra do dia em japonês, fiquem com este desenho que veio muito a calhar com o tema do post que escolhi para hoje.
" Quando ele e ela ficam gripados ao mesmo tempo, a combinação dos dois com máscaras e óculos é sinistra"

7 comentários:

Kazu disse...

bom, mas assim deve ser mais higienico ne? principalmente qdo alguem espirra em um trem lotado! ;)

Sildelane V. M. disse...

infelizmente..isso aqui ia virar moda era nos assaltos ¬¬.

RyuuJi disse...

xD sabe que eu nem estranhei quando vi isso ~

tipo, acho ke é porque eu já sabia e tal~

e eu até gosto de usar 8D
acho super divertido
djhfvkhgfvbshfsd
okay... as vezes meus gostos são estranhos /o/

mas enfim, concordo com o outro comentário, em parte, é bem mais higiênico... mesmo que seja apenas aparentemente.

yuna . disse...

eu ja tinha visto isso em animes mas saber q eh ton natural assim.....
eh totalmente bizarro!Oo
eu nun ia me aguentar nun....
achu q ia acabar olhando troncho pa tdo mundo q usa isso!=P

Sakura disse...

Olá, tudo bem?!
Nossa, não sabia que o uso de máscaras era tão comum assim no Japão! Já tinha visto em noticiários da TV, mas não sabia que era um hábito tão comum!

Encontrei seu blog por acaso, procurando alguns sites que ensinam japonês e já add aos favoritos! Achei bem interessante!!! Parabéns pela iniciativa!
Abraço!

Anônimo disse...

Muito interessante o seu blog, meus parabens!

Ai vai uma dica, neste ano estah pipocando sites que comemoram o centenario da migracao japonesa ao Brasil. Ai vai uns links.

http://centenario.ipcdigital.com
http://www.nippaku2008.org/0.port/index.php

Anônimo disse...

Ola,
As mascaras sao extremamente uteis na epoca do kafun (na primavera, qdo o polen de uma maldita arvore, sugui, "voam" em todo o Japao). So quem eh alergica sabe qto as mascaras so boas!!!!!!!!!!!