segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Versão Japão

日本語版 (nihongoban), que em português quer dizer "versão japonesa". Trata-se de um espaço para mostrar coisas que são conhecidas no ocidente e, principalmente no Brasil, e que ganham aspectos, formas ou pronúncias curiosas na versão do Japão. Na primeira edição, mostrei como são as capas dos livros em japonês do bruxinho mais famoso do mundo. Para hoje, escolhi a bebida mais famosa do Brasil: o guaraná Antarctica! É verdade que aqui no Japão não é tão fácil de se comprar guaraná como no nosso país, mas já é possível encontrar em muitas lojas de produtos brasileiros e até em algumas lojas japonesas. Aqui em casa tem guaraná porque eu encomendei de uma loja japonesa que entrega em casa! Comprei logo uma caixa! Mas além do prazer de se tomar um guaraná, o legal é a versão japonesa da latinha do guaraná Antártica… em japonês!
No site oficial da importadora do guaraná, conhecido aqui como ガラナ(garana - sem o "u" mesmo!), o Ronaldo aparece como garoto-propaganda e a bebida como a "força motriz" dos brasileiros.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ola, vim aqui por indicacao da Fatima. Excelente site. Alias, outra coisa legal eh falar sobre os cartazes dos filmes estrangeiros aqui. Sao muito criativos. Um grande abraco

Roberto
www.robertomaxwell.com

Franco disse...

Parabéns pelo Blog, descobri através do Blog da Mirai http://conhecimentonaoocupaespaco.blogspot.com/

Já trabalhei aí no japão como arubaito umas cinco vezes, mas por não saber ler em japonês, esse blog é de uma curiosidade tremenda, Coisas absurdas até? Acho que nem tanto...

É no mínimo curioso alguns artefatos do cotidiano japonês impraticáveis no Brasil, no que tange a honestidade do povo.

Agora, aqui no Brasil, vejo mais uma lamentável notícia de que oito pessoas morreram num estádio extra-lotado, devido a queda de uma parte de arquibancada, isso num jogo de terceira divisão!

Fora as notícias sobre políticos, além daquela que uma menor de 15 foi presa com mais de 20 homens no Pará, acho que o Brasil é o país verdadeiramente absurdo. O absurdo indo pro sentido de ultrajante, ridículo, degradante. No Japão, o absurdo não passa de uma sensação de diferença cultural entre países.

Gisele Scantlebury disse...

Oiiii!!! Eu não compro porque aqui não temos a versão diet AINDA, mas no supermercado internacional pertinho de casa tem o guaraná e fico toda orgulhosa quando vejo! =)

Anônimo disse...

A honra é toda minha. Receber a visita do autor do melhor e mais original blog sobre a cultura japonesa é o melhor incentivo que um blogueiro iniciante como eu poderia receber. Muito obrigado.

Ewerthon Tobace disse...

Caruso!!! Vou comentar os posts anteriores todos aqui tah?
Adorei o da máscara para diminuir o rosto. Não sei se vc viu, mas tem também aparelhos para aumentar a boca. Dizem que boca grande dá a imprenssão de rosto pequeno... Vai entender.
Adorei a melody road e já tinha visto na tevê. Vc só esqueceu de explicar como funciona a "música". Pelo que entendi, eh por causa das ranhuras na pista e do atrito do pneu com esse asfalto.
Bom, quanto ao garana, ainda bem que tem por aqui neh?
abs!

Sildelane V. M. disse...

Eu prefiro Kuat \o\ uhauhauhauh