domingo, 4 de novembro de 2007

Moro no Japão...

Depois de eu conseguir provar que aqui no Japão as pessoas usam laptops normalmente pelas ruas (clique aqui, se você não leu), desta vez, eu vi algo que me surpreendeu, mas que na verdade é muito comum por aqui também. Vou ficar devendo a foto, mas o que eu não posso deixar de fazer é comentar com vocês o que eu vi no trem ontem. Eu estava de pé e, sentada bem na minha frente, estava uma colegial. A menina, devia ter uns 13 ou 14 anos e estava lendo um livro que parecia de inglês. Vi apenas que eram letras romanizadas, e não ideogramas japoneses. De repente, acho que ela resolveu fazer o dever de casa e fechou o livro para pegar o estojo de dentro da bolsa que ela levava no colo. Foi aí que vi que a menina estava era estudando francês.
“Nossa! Que legal! Uma japonesa tão nova e de uniforme de colégio, estudando francês!” Bom, pensando bem no meu colégio no Brasil, nós também podíamos escolher entre inglês ou francês. “Então o que há de extraordinário nisso?”, pensei e continuei vendo ela fazer o dever. Ela escrevia, lia e apagava de vez em quando. A menina parecia estar na mesa do quarto dela sozinha com o quarto apagado e só com a luz do abajur. Aquela poderia ser uma menina qualquer estudando no trem, se ela não tivesse feito o que fez. Ela fechou o livro, marcando a página com um dedo e com uma certa dificuldade, abriu a bolsa que estava no seu colo e de lá, conseguiu tirar um estojo fino e preto. “Deve ser o estojo de maquiagem! Ela agora vai querer checar se a franja está no lugar ou vai querer passar batom, agora no trem”, pensei. Mas não! Pasmem! A menina me tirou um dicionário eletrônico Francês-Japonês, idêntico a este da foto!!!
Daí em diante, não consegui tirar mais os olhos daquela menina, japonesa, colegial, estudando francês com um dicionário eletrônico!! ...e a gente que sequer levava dicionário de inglês de papel na mochila! Imagina uma garota na 6ª série tirar um dicionário eletrônico de francês em pleno colégio ou ônibus! Confesso que tudo isso me passou pela cabeça. Claro! Eu estou no Japão! Aí minha ficha caiu... A palavra de hoje é "dicionário eletrônico". Em japonês, 電子辞典 (denshi jiten) .

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá!!
Sempre visito seu blog, mas hoje resolvi deixar o meu "OI". Realmente, isso é Japão!rss... Morei aí por 3 anos em Tokyo, sinto saudades!
Um abraço***

Karuzo disse...

PARA ANDREZA,
Bom saber disso. Volte sempre que quiser e não se sinta na obrigação de comentar, mas saiba que fiquei feliz. É bom recordar do Japão não é?

Daniela Campelo disse...

ah, achei legal, mas essa do dicionário nem achei tão extraordinário assim.... achei legal! mas saiba que seu blog eh mto legal. parabéns!