sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Caixa para Honestos

Aqui no Japão não tem – ou pelo menos eu nunca vi – caixa para idosos ou gestantes. Mas em compensação, tem um tipo de caixa Muito Japão. Um caixa especial para os clientes portadores de "honestidade aguda". É que em alguns supermercados do país, o cliente mesmo registra suas compras, paga, recebe o troco, empacota e leva. Eu disse "paga e leva"! O cliente mesmo paga e depois leva!!! Nos caixas com este sistema especial, no lugar da plaquinha “Caixa Para Honestos”, a indicação diz セルフレジ (serufureji), ou seja, “caixa self service”!!
Desculpa, mas apesar de ter avisos do tipo “Sorria, você está sendo filmado” – e ser praticamente óbvio que estejam filmando - é difícil de imaginar que uma idéia dessa pode dar certo em qualquer lugar do mundo. Se é que você me entende... Mas aqui, apesar dos pesares, não sei, mas parece que está dando certo. O sistema é simples. O cliente chega com as compras, passa no scanner e pronto. Depois é só apertar o botão “Pagamento” ou “Total das Compras” e depositar o dinheiro. Pronto! Uma voz dá as instruções. Além disso, tudo vem escrito na tela.
"Coloque o produto da sacola" diz a mensagem no campo azul. Este aí comprou um suco de tangerina !
"Aproxime o código de barra do produto na tela de vidro". Quem precisar chamar o funcionário, basta apertar um botão rosa que diz 店員呼出 (ten’in yobidashi). O fabricante dessas modernas máquinas registradoras aponta como vantagens o custo com pessoal (leia-se menos empregos) e o tamanho compacto de uma máquina destas.

Agora segundo eu mesmo, a grande vantagem é você poder fazer tudo na sua velocidade sem precisar ficar olhando fixamente para as mãos da mulher do caixa tentando transmitir por telepatia uma mensagem do tipo “vambora mulé, eu tô cum pressa pô”. Mas uma das desvantagens pode estar logo à sua frente. Vai que aparece uma senhora, dessas cabelo azul, com brinco de pressão que acabou de completar 99 anos... aí já viu...ou desiste ou arruma um jeito de apertar o tal botão para chamar o funcionário, sem que ela veja!

Uma reportagem do Yahoo Japan sobre este tipo de caixa alertava para a dificuldade de algumas pessoas em achar o código de barra. Olha só que alerta importantíssimo! Nada. Nadica foi falado sobre questões, digamos, mas pertinentes como, malocar, passar a mão, lalar, meter a mão ou sei lá, até... errar “sem querer”. Será que só eu sou o pecador?

Neste supermercado da foto, os cartazes avisam que só poderão usar o caixa self-service quem tiver com menos de 10 volumes. “Aqueles que tiverem mais, por favor dirijam-se ao caixa normal”, diz a observação em cor preta. Mas a melhor observação é a que diz: “Para os clientes que comprarem bebidas alcoólicas, precisamos conferir a idade”. Sim, mas como? Quando? Onde? Não fala. Bom, não duvido nada se for para apertar o botão para chamar o funcionário só para dizer a ele a idade. Ou pior! Digitar a idade na tela!!

Os sistemas dos caixas self-service variam de acordo com o supermercado. Há outro tipo em que o cliente registra tudo em uma máquina registradora e em outra máquina faz o pagamento. Veja como funciona nos dois vídeos a seguir:

Ficamos então com a palavra de hoje. Em português, “tecnologia”. Em japonês, 技術 (gijutsu) ou ainda テクノロジー (tekunorojii).

11 comentários:

Unknown disse...

Oi, estas caixas costumam funcionar comparando o peso nos cestinhos "antes" e "depois" de se passar os produtos pelo caixa. Concordo que não é um método infalível, mas algum controle tem.

Bom trabalho e continue com o ótimo blog.

valdir disse...

Olá,

Acompanho sempre seu blog, e acho fantástico cada uma de suas histórias sobre o Japão, parabéns!

Essa caixa certamente não está adaptada para o Brasil :)

Leandro Zaha disse...

Muito legal o seu blog! Apesar de, por vezes, sem entusiasmar demais, hehehe.
É ótimo sim.
Morei no Nihon apenas 6 meses e amei!
Vou add seu bog no meu.

abraçoZ

Fernando disse...

Eu imaginava que era so no Jusco que tinha esse tipo de caixa mas pelo logo na sacola das ultimas fotos acho que a ideia ta contaminando outras redes, mas quando vi me assustei so aqui no Japao mesmo, caixa de mercado sem o atendente.

Anônimo disse...

Em Dublin (Irlanda) tem uns caixas parecidos. Tu passa o codigo de barra, paga com moeda ou dinheiro e o troco é em moedas.
Mas eles nao dao sacolas. Só se tu pagar 5 centavos de euro.

Em outros lugares(livraria, armazem) é uma sacola de papel reciclado.


ah... Muito Japão é mto legal. Estou adorando saber das coisas q existem no japao ^^

Kazu disse...

muito interessante... nunca vi essa maquina...

César Augusto disse...

impressionante como hoje a honestidade,que deveria ser uma obrigacao, virou uma inacreditavel qualidade...

Ewerthon Tobace disse...

Realmente Caruso! Nao daria certo em lugar nenhum do mundo!!
Vc testou?

Raquel disse...

Lembro que em Londres também tinha uns caixas desses, mas não estava fazendo muito sucesso justamente por que as pessoas tinham dificuldades para operar a máquina. Também não lembro de ninguém lá falando da questão da honestidade. Agora no Brasil não ia dar certo mesmo...

Sildelane V. M. disse...

No brasil nem em sonhos U_U aqui num coloca nem aqueles cestos de jornais q tem nos EUA onde a galera coloca uma moeda, abre e pega "só" um jornal. Roubam até os caixas eletronicos do banco quanto mais isso ai U_u uma pena mesmo como disse o cesar honestidade devia ser obrigação

yuna . disse...

Muito bizarro issso...
alem do fato de eu ter os dois pés atras contra essa robotica que so favorece os ricos; muito bom para o dono do supermercado que poupa o salario e todos os direitos que mais um atendente deve lhe custar mas é pessimo para a sociedade que vai ter mais um desempregado nesse sistema onde a disparidade entre ricos e pobres so cresce!
Por isso que dizem por ai que o capitalismo tá chegando ao fim...
Deviam pensar 3 vezes na utilidade que estão dando a tecnologia pois ela não deve so melhorar a vida da minoria rica ou classe media mas deve ser pensado no ambito total do impacto na sociedade...

penso isso! q q vc acha?
seu blog eh otimo moço!;]
fale mais sobre moda e costumes estranhos no japão tah?^^
x*