sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Apenas um "rostinho" bonito

Interessante é ver que padrões de beleza podem gerar mercados e produtos diferentes para cada país. Aqui no Japão, por exemplo, não se ouve falar em "estrias" ou "celulite". Consequentemente, propagandas sobre estas coisas quase não se vê por aqui. Mas em compensação, é possível encontrar outros produtos para outras finalidades que são ...como direi... Muito Japão!
Algumas japonesas fazem de tudo para terem o rosto pequeno. Sim, isso mesmo! O ros-to pe-que-no! Não me pergunte o porquê, mas parece que é algo que tem a ver com "proporção". Basta digitar no Yahoo Japan! a palavra 小顔 (kogao), literalmente “rosto pequeno”, para aparecerem inúmeras páginas referentes ao assunto. É terapia, operação, tratamento, dieta, tudo! Só não tem simpatia nem macumba, mas de resto... (Fiz uma experiência e digitei “rosto pequeno” no Yahoo Brasil. Resultado: nada semelhante. Tinha apenas algumas perguntas do tipo: "rosto pequeno", qual a franja ideal? Qual o melhor óculos para "rosto pequeno" e oval? ... e por aí vai). Mas aqui no Japão, a coisa é séria.
Ontem mesmo, nas proximidades do meu trabalho, eu vi umas paradinhas estranhas e que me chamaram a atenção. Eram umas máscaras diferentes e coloridas. A primeira coisa que me veio à cabeça - de gringo, claro - foi que aquelas máscaras eram sobras do Halloween e estariam ali expostas do lado de fora com um belo desconto de 60%. Vejam as máscaras que eu vi!
Depois achei que fosse algo para crianças, como máscaras de super-heróis que gritam "Kogao!" Viajei total! Primeiro que o local era uma farmácia e segundo que as máscaras, pasmem, eram para adultos e eram vendidas como um acessório para um tratamento. Sim, uma espécie de “aparelho” para modelar o rosto de modo a deixá-lo pequeno!! É mole? Tem cada uma! Vejam estes modelos "Anastácia", "The Flash" e "Homem-de-Lata" (Mágico de Oz)!
Lembrou dele?
Depois descobri que as tais máscaras tinham inúmeros outros tamanhos, modelos, formas e preços. Vejam alguns modelos que eu selecionei:
Modelo "Change Mermaid"
Modelo "Ninja do Funk"
Modelo "O Máscara"

(Qualquer semelhança com o original é mera coincidência)

Esta é uma propaganda que mostra que também há adeptos masculinos das máscaras. Segundo a frase na parte inferior do anúncio,"Os homens também querem ter o rosto pequeno!!!" OK. Esse não parece muito homem? Tem outra foto!

QUIZ! Você verá agora belas mulheres nuas, molhadas, em uma banheira. Responda: Qual delas está mais sexy para ilustrar um site japonês sobre beleza feminina? A "Modelo A" , a "Modelo B" ou "C"?

Modelo A

Modelo B

Modelo C

Se você riu, você perdeu!! rs ... Mas fala sério, né não? Isso não é sexy nem aqui nem "logo ali" na China! Bom, depois dessa é melhor parar por aqui. Fiquemos então com a palavra em japonês do dia: 顔 (kao), em português, "rosto".

7 comentários:

Anônimo disse...

kkkkk !!! eh verdade ja vi essas mascaras. Me lembra o Janson do SEXTA FEIRA 13. Mas minha mae pediu para levar uma para ela. A idade chegou e ela criou a famosa papada.
Minha amiga japonesa me explicou que duas coisas que assombram as noites das japonesas no quesito beleza sao elas:a dobrinha do olho que tanto desejam para uma maquiagem perfeita e o formato do rosto mais oval, onde a parte da mandibula fique mais definida.
O rosto redondo sao caracteristicas bem niponicas. Bom, coisas de mulheres e da industria de beleza que nos deixam loucas!!!!! falei pra minha amiga que queria que o Japao tivesse mais produtos para celulites, pesadelos das latinas......Vide Daniella Sarayaba que foi paginas de varios jornais desse final de semana no Brasil. abracos

Anônimo disse...

PARA FATIMA
Jason, bem lembrado! Sobre a Daniela, nao fiquei sabendo. Vou checar depois. Obrigado pela(s) visita(s). Que bom que tem gostado. Li seu outro comentario sobre o blog. Fiquei muito feliz. E bom saber que ha pessoas que se comprazem com o que a gente faz. Volte sempre! E obrigado mais uma vez.

Anônimo disse...

Olá!! Conheci seu site pelo Saber É Bom Demais e adorei!! Gosto muito da cultura japonesa e suas curiosidades.

Achei mto feio essas máscaras, mas sabe como o padrão daí eh beeem diferente do daqui. Outra coisa bem curiosa é a preocupação com os dentes por aí. Estive conversando com um amigo que comentou comigo que o custo de um dentista é muito alto, então os dentes tortos acabaram se tornando padrão de beleza (eca!).
Estive vendo uns vídeos de parapara (se vc criar uma matéria sobre isso, eu consigo trazer uma cacetada de gente pro teu blog), e uma porrada de modelos tinham os dentes tortos... De longe elas pareciam bonitas e talz, mas qdo eles aproximavam a câmera e mostravam sorrindo... era uma tristeza xD

Parabéns pelo blog!! Continue com o trabalho que realmente está muito bom.

Rosarinho disse...

Adoro os assuntos que retratas aqui, estou a viver no japão há pouco tempo, e tudo para mim me tem deixado de boca aberta! Obrigada por estas ajudas preciosas.

Um beijinho duma fã portuguesa

Sildelane V. M. disse...

Pensei logo nos poweranges XDDD..mas será q isso funciona? O_o

Anônimo disse...

Karuzo, um dia faz um post com os produtos de beleza dos catálogos de vendas, tipo os da Nisen. É cômico.

Tem cada coisa inacreditável! Eu achava esquisitíssimo, por exemplo, uma linha que grudava na pálpebra pra fazer a tal dobrinha.

Wagner Bezerra disse...

huauhahuauhauha muito bom o post =D visitarei =D

abraço!