quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Feijão do Japão

Lembro que sempre que eu comentava no Brasil que aqui no Japão tem doce de feijão, a reação da maioria era a mesma. Torciam o nariz e diziam: "argh! feijão doce!". Mesmo antes de vir ao Japão eu já tinha ouvido falar sobre o feijão azuki que era feito para fazer o polêmico doce de feijão.
Mas foi depois de morar aqui foi que eu descobri o quanto os japoneses adoram feijão azuki. Tem azuki aqui de tudo que é jeito. Se você é da turma dos argh-feijão-doce-nem-pagando, espere para ver quanta coisa que a gente encontra por aqui feita com feijão!
Antes disso, gostaria de reforçar que apesar dos japoneses comerem feijão azuki com arroz, a maneira de servir a "dupla" é bem diferente daquela que nós brasileiros estamos acostumados a ver. É comum ver azuki no prato que eles chamam de sekihan (赤飯=せきはん). Como mostra a foto abaixo, o sekihan é um arroz avermelhado com grãos de feijão azuki um aqui outro ali. O nome sekihan já diz tudo: seki(赤) é "vermelho" e han (飯), "arroz".
Diga-se de passagem, em japonês há a palavra 小豆色(azuki iro), para descrever um tom de vermelho próximo a cor do grão de azuki.
um quimono
um par de meias
um tecido
Vejamos algumas coisas que, aos olhos dos brasileiros, pode não combinar bem com feijão, mas os japoneses ficam loucos com essas novidades.
caramelo com feijão azuki
palitinhos com feijão azuki
sorvete Haagen-Danz de feijão azuki
frapuccino de feijão azuki
chá de feijão azuki
chocolate Kit Kat com feijão azuki
torradinhas cobertas com feijão azuki
sorvete de chá verde com feijão azuki
pudim de feijão azuki
mousse de feijão azuki
raspadinha com feijão azuki
sopa com feijão azuki
bolo com feijão azuki
picolé de feijão azuki
Boa parte destes produtos foram "lançamentos por tempo limitado" que, aliás, é nossa a palavra em japonês de hoje. Preste bem atenção antes de comemorar o lançamento de um produto, pois ele pode estar com os dias contados se estiver escrita em algum canto da embalagem a palavra 期間限定(きかんげんてい).

18 comentários:

Anônimo disse...

OLA!!!
Realmente sorvete de feijão deve ser uma delicia ( argh! )......

Só mesmo no Japão....
Mas cada país com os seus costumes porque decerto que aqui em Portugal teremos muita coisa que deixará povos de outros paises com os cabelos em pé!!!!!

Obrigada pela cultura geral que nos deixa cada vez que escreve...

Beijinhos
Daqui deste lado do Mundo!!!

Sandra
Ilha da Madeira
PORTUGAL

Raquel disse...

Eca! Esse feijão é ruim demais! Tenho até trauma. Uma vez em Osaka vi um carrinho vendendo uma casquinha em forma de peixe coberta com "chocolate".

Minha boca encheu d'água e fui lá comprar. Qual não foi minha decepção quando dei aquela mordida com gosto e descobri que a cobertura era de asuki! Joguei o peixe fora, claro.

Anônimo disse...

realmente it sounds disgusting. demo, aru hi, vou tomar coragem e provar. rs

até hj não tive coragem de provar o tal mochi, que dizem ter recheio de doce de feijão. deve ser o tal azuki.

como tem coisa muito japão hein. parabéns.

abraço

Kazu disse...

Nossa, nao sabia dessa do Starbucks e Haagen Dazs! Produto adaptado ao local ne! Eh igual ao Teriyaku burger do McDonald's!

Karina Almeida disse...

eu sou da "turma dos argh-feijão-doce-nem-pagando". cruzes!!

ainda nao tive coragem de experimentar! e duvido que tenha algum dia :P

voce gosta???

ah, o quimono eh lindo! nao sabia que essa cor era "cor de azuki". hihihihi...

Anônimo disse...

Mas a pergunta que não quer calar: E esse negócio é bom???? Doce de feijão??? Fiquei curioso!

Anônimo disse...

PARA SANDRA,
Obrigado a vc pelos elogios e pela visita. Vc tem razao qdo disse sobre os costumes de cada povo. Muitos estrangeiros se assustam qdo descobrem que a feijoada, prato tipico brasileiro, tem orelha de porco...rs Obrigado mais uma vez e volte sempre.

Anônimo disse...

PARA RAQUEL,
Realmente pode ser um trauma para quem nao gosta. Para mim seria um trauma ainda maior se eu descobrisse natto dentro... Obrigado pela visita!

Anônimo disse...

PARA GUILHERME,

Mochi tbm eu gosto. Mas olha, nem sempre mochi vem com doce de feijao dentro. Mas mesmo com esse recheio, eu gosto muito. Valeu pela visita. Volte sempre!

Anônimo disse...

PARA KAZU,
Bem lembrado do teriyakiburguer! Tem brasileiro que nao gosta, mas eu adoro, diga-se de passagem... Valeu ae! Volte qdo quiser!

Anônimo disse...

PARA MARCUS,
Olha Marcus acho que depende muito da combinacao. Na raspadinha por exemplo, eu nao comeria. Mas doce de feijao puro eu acho gostoso sim. Como na boa! Acho que o que e mais dificil e a gente ligar a palavra "feijao" a "doce"...e essa combinacao que nao soa bem. Valeu pela visita! Volte sempre.

Karuzo disse...

PARA KARINA,
E gostoso sim. E so nao lembrar muito que e feijao (rs). Eu gosto sim, mas como eu falei para o Marcus, depende muito da combinacao. Valeu ae pelo comentario! Valeu mies!

Anônimo disse...

Carusso

Felicitaciones por el blog!
Segui adelante! 頑張ってください!

Muito Japão!!!!
e

Sildelane V. M. disse...

Oxe na hora da fome dúvido se o povo num comia XDD. se bem que só gosto de feijão verde e chocha bunda XD então acho q passaria só com água. se bem que achei esse feijão tão parecido com amedoin visualmente que capz de confundir em alguns dos pratos q vc mostrou XD. falando dos pratos o mais assustador é o "sorvete de chá verde com feijão azuki" O_o

Mapa Mundi disse...

Caruso, um dia desses comprei um picolé de feijão achando que era de morango! Quase tive um troço ao morder o danado e encontrar carocinhos de feijão dentro. Ecaaaaa! Foi esse mesmo da foto que tu colocou no blog. Bjos

Rosarinho disse...

Olá!
O meu nome é Rosário e contrariamente aos teus visitantes, sou portuguesa, estou a caminho de ir viver para o japão e blogs como o teu são optimos e super divertidos.
Obrigada pelo excelente trabalho!
Qualquer coisa podes visitar-me em:
terradosolnascente.blogspot.com

Abraços para toda esta comunidade de brasileiros que de certeza me vão fazer sentir em casa quando estiver por aí! :)

Ewerthon Tobace disse...

adorei o post. Ainda mais que sou fa de azuki... hihihih

Anônimo disse...

Doce de feijao q diferente!! As em- balagens sao bem bonitinhas!!!!! Adorei o seu blog!!! Eu amo mt o japao apesar de nunca ter ido ai!!! Pesquiso mt sobre o Japao e sua cultura q sao lindas d+!!!!! Mil bjus!!!!!