sábado, 22 de setembro de 2007

Etiqueta: como comer cup noodles

A revista L25 publicou recentemente uma matéria inusitada, mas muito interessante e, é claro, advinha, Muito Japão! A reportagem dá dicas de etiqueta para as mulheres conquistarem a simpatia dos homens comendo cup noodle (o macarrão instantâneo em copo). Fazer ou não barulho na hora de comer. Como a mulher deve prender o cabelo na hora de comer um cup noodle. E como ela deve tomar o caldinho que sobra são alguns dos assuntos tratados na pesquisa. Cerca de 100 homens responderam a uma enquete que revelou a melhor forma de uma mulher comer cup noodle. O resultado você confere agora: Etiqueta 1 – Na hora de comer cup noodle o cabelo deve estar preso bem em cima para deixar ver a nuca! Esta foi a opinião de 57% dos homens. Enquanto isso, 29% acha mais elegante passar o cabelo por detrás das orelhas e segurá-lo com uma das mãos. Outra posição bem votada foi a de jogar o cabelo todo para um lado só e inclinar levemente o pescoço para comer o macarrão.
Etiqueta 2 – Não é proibido fazer barulho ao comer o macarrão, desde de que não fique vulgar e aparente estar saboreando a comida! Sim, aqui no Japão, fazer barulho ao comer macarrão não é pecado nem falta de educação. Na pesquisa, quando foi perguntado se mulher também deve fazer barulho ao comer macarrão, 55% dos homens acham indiferente. Não disseram nem que sim nem que não. E pasmem! Apenas 19% votou em “não pode fazer barulho” contra 26% que disse que “sim, pode fazer barulho”.
Etiqueta 3 – Na hora de beber o caldinho, a mulher deve segurar o recipiente com as duas mãos e jamais deve beber tudo de uma só vez! A pergunta era: “qual maneira que você acha mais graciosa de uma mulher tomar o caldinho que fica no copo?” Pegar o copo com as duas mãos foi a resposta de 76% dos homens. A segunda posição mais votade foi beber o líquido normalmente, mas isso depois de ter misturado com os pauzinhos ou com garfos os ingredientes que sobraram. A menos votade, com 3%, foi “segurar o copo com uma das mãos e com a outra na cintura e beber tudo de uma só vez”(foto).
Etiqueta 4 – A mulher deve ter um copo só dela para comer macarrão instantâneo sempre no mesmo e comprar cup noodle em refil. A etiqueta não é lá tão interessante, mas a dica é ótima. Foi lançado em janeiro, se eu não me engano, um cup noodle diferente, que vem com um copo de plástico e refil (詰め替え用=tsumekaeyoo). Depois de comer, basta lavar o copo e guardar.
Mas a novidade não pára por aí! Os japoneses adoram coisas originais, dessas que você faz e ninguém mais no mundo pode ter um igual. Pois é, como se não bastasse a idéia mirabolante (e ecológica tbm, vai!) de ter seu próprio cup noodle, a Nissin tem no site oficial da empresa, uma seção especial onde o usuário pode fazer a própria estampa do copo!! Há também fotos de modelos que já foram feitos. Vale a pena dar uma olhada!
Para a palavra de hoje eu escolhi a palavra “etiqueta”. Em japonês, 作法(sahoo) .

5 comentários:

Anônimo disse...

Agora ja sei como nossa amiga Karina pode aumentar as chances de arrumar um namorado japones! Eh so caprichar no charme na hora de comer cup noodle. Eles vao ficar caidinhos!

Anônimo disse...

ola gosto muito do seu blog, aprendo muito c/ ele, e olha q moro aqui no jp ha 16 anos. Parabens! blog nota 1000!!

Paullo disse...

^_^ que coisa mais....japão! realmente é muito interessante!!
Só fiquei com uma duvida: "será que entregam o copo com estampa aqui no Brasil??" ahahahaha
Da-lhe etiqueta!!

Ewerthon Tobace disse...

Geeennnnteeee! Isso é muito Japão!!!
Outro dia assisti a um programa na tevê que falava sobre comida no mundo. Quando se chegou ao assunto macarrão, eles fizeram uma enquete com sei-lá-quantos-países e descobriram que só os asiáticos (no caso da pesquisa, Japão, China e Coréia) tomam/comem o "ensopado de macarrão" fazendo bartulho. Nos países ocidentais é falta de educação, como nossa mãe ensinou mesmo!
É isso. Para o alto e avante!

Unknown disse...

Lembro imediatamente daquele comercial coreano da mulher comendo noodles parecendo mais outra coisa hahaha. Mas sim! Aprovada a pesquisa! A forma como ela recomenda, torna algo tão simples, bonito de se ver.