sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Mulher em banheiro de homem

Pois é isso mesmo! Dúvido que haja algum homem aqui no Japão que nunca tenha encontrado pelo menos uma vez na vida, uma mulher no banheiro público. Eu mesmo já perdi a conta de quantas vezes eu já vi!! E não é só aquela entradinha errada "sem querer querendo" não. É entrar mesmo. Ficar lá dentro!!! Juntos com os homens!! no banheiro!!!
Calma. Antes que saiam por aí dizendo que no Japão os banheiros todos são estilo "mix" ou que além dos tarados do trem há também as ninfomaníacas dos banheiros, eu tenho que esclarecer o fato.
Estou falando das tiazinhas que limpam os banheiros. No Brasil é comum homem limpar banheiro de homem e mulher de mulher. Creio que numa escola, por exemplo, possa até haver alguma tiazinha que limpa banheiro masculino, mas acredito que ela deva fazer isso fora do horário de aula...quero crer. Não me lembro de ter visto nenhuma mulher no banheiro masculino - salvo situações "especiais" (rs)
Mas aqui no Japão, as tiazinhas entram na boa! Na maior! Como se nada estivesse acontecendo... Confesso que dá primeira vez levei um susto. Numa fração de segundo, cheguei a pensar que estava no banheiro errado... mas logo me dei conta de que o "erro" não era meu! Enfim, o que sei que a tiazinha brotou do chão e eu me assustei, mas agora... sem estresse. Só não cumprimento porque normalmente estou com a mão ocupada... mas confesso que já nem ligo mais!
Dia desses mesmo, a cena foi cômica. Eram duas! Duas tiazinhas estavam no banheiro! Enquanto todos os homens estavam de costas "estacionados" esvaziando o "tanque" , uma ensinava para a outra o passo a passo da faxina no banheiro. Foi só a explicação terminar que uma tiazinha, de repente, se enfiou no meio de dois homens já com o pano na mão. A tia com mais rugas falou logo: "Calma. Assim não... espera primeiro ele acabar...". Já tava até imaginando ela dizer : "Presta atenção que a 'deixa' é a sacudidinha". Achei cômico demais. Acho até que o cara tratou de acelerar.
Essa cultura de senhora lavar banheiro de homem é tão comum por aqui no Japão que um dia comentei com um amigo japonês sobre as placas que vejo no banheiro que dizem a hora e o nome de quem limpou o banheiro por último. (Acho que essas placas não precisavam ficar tão evidentes) Mas quando mostrei a foto de uma dessas plaquinhas para ele, a primeira coisa que saiu da boca dele foi: "Nossa, tem até o nome da senhora que limpou". Captou?! Sútil, mas o suficiente para o meu inconsciente gritar "Muito Japão"! Ele nem titubeou para falar "senhora" - e não "senhor"!! Achei o máximo, simplesmente. Bem, por hoje é só. Ficamos com a palavra em japonês do dia: トイレ (toire) ou お手洗い (otearai) ou ainda 化粧室 (keshooshitsu). Todas usadas para o "banheiro".

12 comentários:

Lya Gobetti disse...

Essa realmente é nova para mim. Já vi tiazinha limpar banheiro masculino, mas limpar o banheiro masculino enquanto tem gente dentro fazendo suas necessidades é muita sacanagem, não? XD Mas, pra falar a verdade, na minha escola eu nunca vi o banheiro masculindo sendo limpo. Juro! Às vezes eu vou beber água (o filtro é do lado do banheiro) e tem um balde com sabão e uma garrafinha de Veja na entrada do banheiro das meninas, mas nunca vi o tal balde na frente do banheiro dos meninos. Mas funcionário homem aqui é complicado. No máximo, tem um gato pingado na secretaria, e uns tios que ficam na marcenaria logo de manhãzinha (Pois é, tem marcenaria na minha escola... não sei pra quê, mas vira e mexe eles tão pintando ou cortando alguma coisa. Uma vez eles levaram uma galinha pra escola! Foi engraçado porque ela cantava enquanto o professor de educação física tentava falar). Agora, do mesmo jeito que é raro de se ver faxineiro, também nunca vejo segurança mulher. Verdade!! Na entrada da escola, tem sempre um ou dois seguranças, pra não deixar entrar qualquer um. Tem um segurança diferente todo dia, mas nunca vi mulher de uniforme e distintivo. Claro que isso não é tão "tãããão" como mulher entrar em banheiro de homem, mas... simplismente me deu na telha de comentar, sabe... é eu sei, eu escrevo demais. Devia me escutar falando. Não há cotovelo que aguente.


P.S.: eu mandei um email para o senhor... é meio que urgente que o senhor me responda logo... por favor? º^º

Anônimo disse...

Hahahaha... nao acredito?! Jura que nao colocam nem uma plaquinha pra interditar o banheiro temporariamente?? Eh assim na maior, durante o expediente mesmo?! Caramba!! rsrsrs...

Sildelane V. M. disse...

Hahahahaha Que onda isso aqui num dava certo é nunca. A galera ia sair gritando tarado. E olha q o banheiro das mulheres é tudo no box diferente dos dos homens q mais expostos. mas mesmo assim o cabra ia sair debaixo de pancada XP. Comentei esse texto com uma amigo ele já veio com preconceito disse que é pq a tiazinha num tem muito o q ver no japão Hahhahahahah

Ewerthon Tobace disse...

Adorei Caruso! Vc mandou bem!
Sabe que as vezes ainda fico constragido quando tem senhora limpando o banheiro. As vezes eu dou meia-volta. Eh incomodo demais! hihihi

Anônimo disse...

uma situacao parecida, ou ainda pior, acontece nas casas de banho (sentoo). Hj nao eh mais tao comum mas antigamente (eu li e vi na TV!) o(a) cobrador(a)ficava no meio dos vestiarios masculino e feminino sem porta nem nada com vista panoramica tanto para homens quanto para mulheres nus. Ninguem sente vergonha por isso. O(a) cobrador(a) eh um ser invisivel pra eles. Num romance do Kafu Nagai, uma tipo gueixa moderninha tem seu segredo revelado numa revista q dizia q ela tem duas pintAs nua coxa. Ela pensa quem de seus amantes e patroes contaria isso para reporter ne. Alem disso, ela desconfia ateh do cobrador da casa de banho!!! "Serah q ele enxerga ateh esse detalhe? Nao pode ser..."

Karina Almeida disse...

hahahahaha... morri de rir! voce sabe que o contrario tb acontece ne? ja vi muitos tiozinhOs limpando banheiro de mulher!

na primeira vez, tb levei um susto! e pensei a mesma coisa: to no banheiro errado?? era no aeroporto de frankfurt e eu estava vindo para o japao pela primeira vez :)

e aqui no japao tb tem tiozionhO limpanho banheiro de mulher... nem sempre, mas tem! vai entender...

ja me acostumei. e no caso das mulheres, eh menos constrangedor pq tem portinha ne. hihihi...

Karina Almeida disse...

oops, eu de novo :P

esqueci de perguntar! voce pediu a tiazinha da faxina para fazer pose para o MUITO JAPAO, fotografou escondido ou essas fotos foram cedidas pelo mr. google?

fiquei curiosa! maneirissimas!

Anônimo disse...

No começo do post, do jeito que você falou eu imaginei que as mulheres usavam o banheiro masculino numa boa...

Realmente os brasileiros estranhariam isso, é realmente "muito Japão". :D

C@ruso disse...

é uma pena que só tiazinha limpa os banheiros...mas não entendi ainda por aparece a figura do homem e da mulher na placa.

Apenas complementando aqui na empresa isso acontece, tiazinha limpar banheiro de homem. A diferença é que ela bate na porta e pergunta tem gente. O indivíduo precisa dizer apenas sim. Caso esteja despachando a mercadoria ao invés de esvaziar o tanque, precisa gritar da casinha.

Bjs

ps."esvaziando o tanque foi ótimo !"

Gisele Scantlebury disse...

Gente, imagino a cena! Nunca aconteceu comigo de pegar um tiozinho limpando o banheiro feminino e foi bom você ter me alertado porque tenho certeza que poderia dar um belo grito! Adorei o post, divertidíssimo como sempre! Beijos! =)

Raquel disse...

Outra coisa que acho engraçado é a falta de privacidade em alguns banheiros de estação de trem. Quem passa na porta vê tudo lá dentro.

No caso dos banheiros femininos é menos mal porque tem a porta lá dentro. Mas no banheiro masculino fica tudo à vista.

Já cansei de ver - sem querer não querendo mesmo! - homem fazendo xixi.

Anônimo disse...

hahahaha... fala sério! realmente muito estranho e incômodo. mas enfim, como já ouvi uma vez de uma senhora que trabalhava aqui em casa e que entrou no meu quarto quando eu estava trocando a roupa: ahh meu filho, não se preocupe, eu já vi tantos que não é mais novidade alguma pra mim, não se preocupe! rs e continuou arrumando as coisas.

Bom.. faz um tempo que não passo aqui. Como vc escreve! rs Não, não é reclamação, pelo contrário. É surpresa mesmo. Li tudo já ^^ Tudo muito interessante. Grande abraço!