domingo, 19 de agosto de 2007

Made in Japan, só pode ser !

Você se lembra do Pula Pirata da Estrela ?!
Pois é, aqui no Japão também tem! É vendido até hoje e já até ganhou outras versões. Aliás aqui no Japão o Pula Pirata da Estrela tem outro nome: 黒ひげ危機一発 (kurohige kiki ippatsu). A palavra 黒 kuro (preto) e ひげ hige (barba ou bigode) refere-se ao tiozinho pirata. O resto é um trocadilho da expressão 危機一髪 (kiki ippatsu) que quer dizer "por um fio", "por um triz" com一発 ippatsu (tiro, disparo).

Vira e mexe eu vejo algum jogo ou qualquer outro brinquedo que também tem ou tinha no Brasil. Isso sem falar nos brinquedos básicos que se encontram em qualquer lugar, creio eu, como bola, patins, patinete, corda de pular etc. O interessante mesmo é ver brinquedos que refletem a cultura e o costume do país. Por exemplo, encontrar taco ou luva de beisebol, no Brasil seria um martírio. Já nos EUA ou mesmo aqui no Japão, seria mamão com açúcar... Mas recentemente vi dois brinquedos que mereciam mesmo um post no meu blog. São daqueles tipos de brinquedos que você bate o olho e diz mesmo que internamente sem emitir nenhum som: Isso é "Muito Japão"! Um deles é um canguru estilo mochila para a criança carregar a filhinha (uma boneca, para os mais realistas e sem imaginação) nas costas !! É, aqui no Japão é muito comum ver esse tipo de canguru, chamado de 負んぶひも (onbuhimo). Com eles, as "mães-backpackers" carregam o filho nas costas pra cima e pra baixo.

Eu, particularmente acho terrível. Dizem que é confortável, que é bom para a mãe, para a criança, que é milenar, que isso e aquilo...tudo bem. Pode ser isso tudo, mas eu só penso em desgraça nessas horas. E se a criança engasgar? E se cair algo no olhinho dela? Nossa, penso em tanta coisa que a "mãe" não veria e a "mão" não alcançaria... Mas vejam o brinquedo!

Modelo fazendo demonstração do produto:

O outro brinquedo também, eu vou te contar... Para quem não sabe, os celulares aqui do Japão só não fazem café ainda... mas podem comprar um. Alguns modelos são considerados verdadeiras carteiras, por isso são conhecidos aqui como お財布携帯 (osaifukeitai, 財布=carteira e 携帯=celular). Eles vêm com programas em que você pode depositar dinheiro em forma de crédito e pronto. É só passar na roleta do metrô que você passa direto. Ou encostá-lo em um dispositivo no caixa da loja de conveniência e "zéfini"! Maneiro mesmo são as máquinas, - tipo as máquinas de refri no Brasil -, com este sistema! Você escolhe a bebida, encosta o celular na marca e tchan tchan tchan tchaaan, o refri tá na mão! Pois é. Parece tão futurista, mas as crianças aqui já podem brincar de "Pique-Compras-Com-Celular-Carteira". Fala sério! Eu vi esse brinquedo hoje na loja e tive que tirar foto! O brinquedo é uma máquina de refrigerante e um celular para o minijaspion encostar o celular e comprar um refrigerante !! Com direito ao barulhinho "PI!" e tudo!! Muito Japão! Muito Maneiro!! A palavra de hoje é 玩具(omocha ou gangu), "brinquedo". 

11 comentários:

Unknown disse...

Jurioooo!!! Menino, tava desde o ferrorama sem entrar aqui!!! Nossa, vi mta coisa legal no seu blog hj, tudo MUITO JAPAO! nem sei por onde começar a comentar..ahahha..as cervejas pra crianças e pra cachorro são ...surreaisss!!! Mas nada ganha do papel laminado com estampa de alface!! haahaha! isso realmente foi o cúmulo do mto japao. E qdo li seu comentário "deve ser para os japoneses que clarearam o cabelo" no adesivo contra terremoto, lembrei mto de qdo vc zoava a gente dizendo q a gente tinha raiz loira mas pintava de preto!!aahahahah
Aiai, mtos bons tempos. Enfim, seu blog como sempre de parabéns. Um beijão pra vc, tomo-chan e karen-chan!!!!

Karina Almeida disse...

adoreeeeei!!

a mochila, canguru, sei la... para criancas eu ja conhecia. alias, conheci so porque a sua filha tem ne? hihihi... tambem fiquei chocada! muuuito japao!!

mas a versao brinquedo do celular-carteira eu nao sabia que existia! muito japao! maneirissmo (olha eu falando carioques!)

Ewerthon Tobace disse...

Muito maneiro!
hihihi
Adorei Caruso! Outro brinquedo típico é o Kendama (bilboque) não? Bom, se tem nome em português acho que não!
Ah, tem aquele Mushiking também... Muito Japão!

Kazu disse...

Fala Julio! Outro brinquedo que so vi por aqui sao os "kabutomushi" (tanto em video-game como em forma de boneco). E eh so entrarmos no verao que vemos o kabutomushi ate na TV! Como voce diz, "Muito Japao"!
Abracao e continue postando!!!
Kazu.

Sildelane V. M. disse...

Nossa essa mochilinha caguru mais velha q fome hein até quando eu era pequena tinha XD...acho q elas são bem seguras mas axo legal quando a mãe usa com a criança na frente pq nas costas acho q fica muito exposta a criança. A versão pra criança parece bem fofa..mas tipo só pra gasta uma grana pq no fim o"bebes" termina na mochila XD. Adoreiiiiiii o celular carteira mas por aki num dá não, imagina se já roubam o celular normal imagina sabendo q tem credito em dinheiro dentro ai q ja era.
Abs

Anônimo disse...

PARA CINTIA,
Puxa, obrigado. Fico feliz que tenha gostado. Volte qdo quiser!再見!

Anônimo disse...

PARA KARINA,

Imagino que tenha ficado chocada mesmo. Na hora tive a ideia de fazer um post. Que bom que achou maneirissimo! Continue assim com o carioques que vc esta indo muito bem! Valeu ae brow!rs

Anônimo disse...

PARA ET,

Pois e, esse mushi king ate pensei em acrescentar, mas queria ou melhor, estou querendo, planejando... em escrever sobre esse gosto dos japoneses pelos insetos. Mas e maneiro tbm! Valeu ae pelo comentario!

Anônimo disse...

PARA KAZU,
Tem razao! MJ (Muito Japao)! ...todos eles! Valeu ae pelo comentario. E vc continue visitando!

Anônimo disse...

PARA SILDELANE,

Achei legal a versao para crianca tbm. Vc tem razao, na hora do vamos embora, entra tudo na bolsa. Lamentavel que levem ate celular ne. Mas achei interessante o fato de ja ter para criancas essa tecnologia de comprar com o celular. Que bom que gostou! Volte sempre!

Sildelane V. M. disse...

Um complemento para a seção brinquedo: "Não sei exatamente que tipo de pai compraria um jogo de roleta russa para o filho. É aquele jogo bem bacana, que envolve um revólver com apenas uma bala e muita sorte. De qualquer jeito, os japoneses (sempre eles) inventaram uma pistola de brinquedo que serve pra brincar disso. Ok, a pistola não atira balas, mas ela meio que dá um coice de hipopótamo (!!!!!) na cabeça do sujeito que estiver segurando a pistola. Se por acaso a pistola não atirar, o jogador ganha pontos. Parece mais divertido do que futebol de botão, mas menos legal do que esconde-esconde. Pérola do Chicken Crap."
fonte:http://www.eblog.globolog.com.br/