domingo, 14 de setembro de 2008

Para maiores de 100 anos

O Ministério do Trabalho, Saúde e Bem-estar divulgou na sexta-feira, dia 12, o número de idosos com mais de um século de vida!!! E não é que encontraram?! E olha que não foi um vovozinho só não. Foram nada mais nada menos que 36.276, sendo (5063 vovôs e 31.213 vovós)!!! Segundo a reportagem do jornal japonês Mainichi houve um aumento de 3981 idosos em relação ao número divulgado no ano passado. Com isso, o número bateu o recorde de todos os tempos no Japão! Ainda segundo a reportagem, as vovós compreendem 86% dos idosos com idade superior a 100 anos e esta é a primeira vez que o número total de vovôs ultrapassa os 5 mil.
O Mainichi também divulgou na matéria o nome do japonês mais velho do Japão. Tomoji Tanabe da província de Miyazaki nasceu em 1895 e tem 112 anos!!! Em janeiro de 2007, Tomoji entrou para o Guinness como o homem mais velho do mundo!!! Aliás, eu vi a reportagem na tevê também e a repórter perguntou a ele o que ele desejava ter na vida. Tomoji tinha a resposta na ponta da língua: "Quero viver mais uns 10 anos"!!! Olha o vovô aí benzão na foto!!
Entre as mulheres, a japonesa mais velha é de Okinawa e tem 113 anos!... só o nome dela não foi divulgado. Okinawa continua sendo, pelo 36º ano consecutivo, a província com maior porcentagem de idosos com mais de 100 anos! A matéria em japonês publicada pelo Mainichi, para quem quiser, está aí: 厚生労働省は12日、敬老の日(15日)に合わせ、今月末時点で100歳以上となる高齢者数を発表した。過去最多の3万6276人(男性5063人、女性3万1213人)で、前年からの増加数も3981人と過去最多。女性が86%を占めるが、男性も初めて5000人を超えた。国は05年まで上位100人の「長寿番付」を発表していたが、非公表を望む家族が増えたため取りやめた。国内最高齢者は、男性が112歳の宮崎県都城市、田鍋友時(ともじ)さん=1895(明治28)年9月18日生まれ=で、07年1月にギネスブックで男性長寿世界一と認定されている。女性最高齢は沖縄県在住の113歳の女性=氏名非公表。100歳以上の割合が高い「長寿県」の1位は、36年連続で沖縄県。沖縄は65歳以上の割合は全国最低で、「高齢者は少ないのに長寿が多い特異な地域」(厚労省老健局)になっている。上位10県はすべて中国、四国、九州に集中し、最下位は19年連続で埼玉県だった。【清水健二】
Confesso que agora, esse número de idosos com mais de 100 anos já não me assusta mais. Além de a expectativa de vida no Japão ser um das maiores do mundo, aqui no Japão tem um programa que se chama 100歳バンザイ!, algo como, 100 ANOS, VIVA! e toda semana, eu disse to-da se-ma-na, mostrava um senhor ou uma senhora com mais de 100 anos! Eu ficava sempre pensando, onde eles arrumam tanto velhinho com 100 anos ou mais que não repete!!!
E olha que não mostrava ninguém internado, com soro ou de cama não! Eram só velhinhos animadíssimos que faziam algum artesanato, alguma receita antiga, alguma atividade no bairro etc etc. Muito maneiro o programa e, claro, uma lição de vida!! Na página oficial do programa na internet, você encontra fotos dos vovôs e vovós que já passaram por lá! Tem fotos deles e um resumo do dia-a-dia de cada um, fotos do artesanato deles etc. Tem até espaço para mensagens para o programa e envio de sugestões de personagens, caso você conheça algum velhinho com mais de 100 anos!! Clique aqui para acessar a página. Aliás, diga-se de passagem, amanhã, dia 15 de setembro é feriado: Dia do Respeito aos Idosos! Em japonês, 敬老の日(keiroo no hi). O Google Japan já fez sua homenagem no logo:
O Yahoo Japan! criou uma página especial para o Dia de Respeito aos Idosos. A página traz dicas de presentes, ranking dos mais procurados e link para as lojas! Clique aqui para acessar a página principal. Para ver o ranking dos presentes, clique aqui.
Maneiro mesmo é o celular especial para velhinhos que faz sucesso nessa época, principalmente! Simples. Sem muito leque-treque, botão desnecessário, design arrojado, nada disso. É pa-pum! Só tem o que importa: botão de ligar, desligar, volume ajustável por fora, memórias 1, 2 e 3 - com direito a adesivo para lembrar de quem são os números -, correntinha com espaço para escrever o próprio número, caso alguém pergunte, e o principal, números em tamanho garrafal!! Dá só um olhada no modelo da fabricante "au". Clique aqui! A palavra de hoje é "idoso", em japonês, お年寄り(0toshiyori).

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante !!!
[]'s

Erick disse...

bom post, mto legal esse blog ta nos meus favoritos.

Fernando disse...

Nossa! Muito legal o celular dos お年寄り, é estranho ver um celular sem tela né? Deve sair baratíssimo para a empresa fazer.

Flw!

Anônimo disse...

Interessante mesmo! Nao imaginava que tinha tanto velhinho com mais de 100 anos nao!! O sr. Tomoji tambem parece bem genki ne! Mais uma vez voce arrenbentou. Adoro seu blog!!Parabens!

Anônimo disse...

Tomoji Tanabe is 113 years old
http://japansugoi.com/wordpress/japanese-longevity-is-amazing-tomoji-tanabe-is-113/