segunda-feira, 5 de maio de 2008

É proibido pular corda?!

Hoje fui visitar um amigo, e procurando a casa dele, passei por um parque - esse mesmo da foto - e quando vi esse espação todo, na hora, eu me lembrei da minha infância no Rio de Janeiro... e de quando eu jogava futebol em campinho ou no pátio do colégio e o gol era entre dois chinelos. Muito maneiro! Mas no Brasil é assim mesmo, né? Basta um campinho como esse, amplo, de terra batida, para juntar uma galerinha que, mesmo sem bola, arruma um jeito de fazer uma de meia e jogar futebol. Mas....hoje eu moro no Japão! País onde um brasileiro aportou com o objetivo de mostrar como se joga bola de verdade. Mas por que precisou de um estrangeiro vir de tão longe para fazer o futebol japonês aparecer para o mundo? Pois é, a resposta pode estar nesse parque mesmo da foto. Ou melhor, naquela placa lá trás!!

Pois é, imagina você, caro leitor, que em um terreno desse, lisinho, grandão, com duas pessoas passando a cada duas horas, existe uma placa como essa da foto.

O que significa? Simples. Em português claro seria: "Por favor, não jogue bola, beisebol etc, pois pode causar incômodo aos vizinhos". Você não está acreditando? Eu tirei outra foto mais de perto para você ver melhor!

Repare que embaixo dos desenhos riscados estão as palavras 野球 (yakyuu) e サッカー (sakkaa), respectivamente, "beisebol" e "futebol". Depois vem escrito (nado), que português pode ser traduzido como "etc". Sabe-se lá o que mais não pode fazer no parque para não incomodar os vizinhos... Mas não se preocupe, no começo, principalmente para um brasileiro, é difícil mesmo assimilar que em um campo desse tamanho e em um parque público seja proibido brincar de jogar bola. Mas depois acostuma, afinal, quem mora aqui, já viu tantos outros parques mais amplos ainda, onde também é proibido jogar qualquer coisa que use bola.

No Shinjuku Gyoen, em Shinjuku (Tóquio) por exemplo, um parque enoooorme de grande com 58,3 ha (mapa acima), não só é proibido brincar de qualquer coisa que use bola como também não pode pular corda!!

Jogar futebol futebol mesmo até entendo porque nesse parque vai muita criança pequena e fica muita gente meio que fazendo piquenique, relaxado e tal... (mesmo assim acho que tem espaço para todo mundo!)... mas pular corda?? Ah! Também não pode frisbee, nem badminton, nem, nem, nem!! Pode respirar, andar e conversar. Rir também parece que não é proibido. Fala sério! Well... fique então com mais fotos deste parque que apesar de tudo, é um lugar muito bonito para se visitar!

A palavra de hoje em japonês é 縄跳び (nawatobi) ou "pular corda".

3 comentários:

Anônimo disse...

Sei que não tem nada a ver com o post... mas gostaria de te dar os parabéns pelo excelente blog que você mantém. Vale à pena visitar seu blog todos os dias, nem que seja para reler os posts antigos ^^
Como não tenho o costume de comentar, e já li todo conteúdo do site, fiquei com peso na consciência e deixei o recado, hehehe.
Sucesso!

Anônimo disse...

Onde é permitido praticar esporte? As pessoas aí são muito engessadas, isso não gera muita neurose? Deve ser por isso que eles gostam tanto de robótica e congêneres. A palavra de hoje é L I B E R D A D E.

Anônimo disse...

essas regras tdas fazem mto mau!--'
neurose maldita!
sera q nun tem nenhum japa q tem vontade d quebrar tdas essas regras por simples implicancia...acho q um assim ia fazer bem para tdos...XD