domingo, 4 de maio de 2008

i-pot (com "t" mesmo!)

Hoje quero mostrar essa garrafa térmica elétrica. Para falar a verdade, eu já tinha ouvido falar dessa garrafa antes, mas nunca tinha me ligado muito como funcionava e o que ela fazia de tão extraordinário. Mas hoje estava assistindo a um programa na tevê e passou o comercial da tal garrafa. A propaganda em si é terrível, mas o produto, eu achei muito maneiro! Idéia espetacular! Na hora eu pensei: isso é Muito Japão para eu deixar de fora do meu blog!
A garrafa fabricada pela marca Zojirushi se chama i-pot (em japonês se diz "ai potto", qualquer semelhança com algum outro produto... queremos crer que é mera coincidência). O slogan que aparece na primeira foto lá em cima diz: "Saiba se seus pais estão bem pela garrafa térmica". Como assim?? Explico: primeiro, para quem não sabe, esse tipo de garrafa térmica elétrica é muito comum aqui no Japão. Basta ligar na tomada, acrescentar água, que além de ela esquentar sozinha, ela mantém a água quente. A qualquer hora você pode usar a água quente para fazer um chá, um café instantâneo ou mesmo um "kinojo". Mas essa tal de i-pot da Zojirushi é um pouco diferente das outras porque ela manda email!! Email?! Isso mesmo! O produto foi criado para famílias que têm parentes idosos que vivem sozinhos. Muitas vezes os velhinhos ficam dias sem dar notícias, e os familiares ficam na dúvida se eles saíram, se levantaram da cama, se estão bem ou se aconteceu alguma coisa. Com essa revolucionária garrafa, cada vez que o velhinho ou a velhinha mexer na garrafa, seus parentes receberão um email pelo celular!! A coisa funciona mais ou menos assim...

(0) "Acho que vou tomar um chazinho" diz a vovó...

(1) A vovó aperta o botão para ligar a garrafa térmica ou para pegar água quente...

(2) Imediatamente uma mensagem é enviada para a central, informando o que foi que a vovó fez, se ela só ligou a garrafa, se ela apertou o botão para pegar água quente, se ela apertou o botão só para manter a água aquecida...

(3) Duas vezes por dia a filha recebe um email com os horários das operações que a sua mãe fez na garrafa térmica. Aí ela fica aliviada: "Que bom! Hoje ela está bem!"... e todos terminam felizes para sempre!! No caso de a velhinha precisar sair de casa e ficar um certo tempo fora, ela deve apertar o botão "Fora de Casa", para sua filha receber um email e saber que a garrafa não está sendo usada porque a véia tá solta na rua. Assim que ela voltar, basta ela apertar o botão "Em Casa" e pronto! Não é o máximo?! O email que os parentes recebem vem todo detalhado:

Este, por exemplo, mostra que no 26 de abril, às 8h - A Sra. Tomie Zojirushi ficou durante uma hora sem usar a garrafa. No dia 26, às 6h26 ela ligou a garrafa (電源/dengen). No dia 25/4 ela saiu de casa (外出/gaishutsu) às 12h15, regressando somente (帰宅/kitaku) às 19h45. Bom, ficamos então com a palavra de hoje. Esse tipo de garrafa térmica elétrica é chamada de ポット(potto).Já aquela velha garrafa térmica, sem ser elétrica, é chamada de 魔法瓶 (mahoo bin).

6 comentários:

Fada do Absintho disse...

kkkkkkkkkkk eu ainda to rindo do povo sendo empurrado pro trem !!!

adoroooo o blog ;]

:*

Anônimo disse...

É muito Japon! eh eh eh

Sakura disse...

Hahahaha!! Fala sério hein!! É "muito Japão" mas até que tem lá a sua utilidade...rsrs

Adoro seu blog e ADOREI a novidade da comunidade no Orkut!!!

Um abraço!
Vania

Anônimo disse...

Muito interessante essa tal garrafa rsrs
gostei muito de le seu blog!

Anônimo disse...

muito legal esta invençao .gostaria de saber se vai ser importada para o brasil.

Raquel disse...

Se a velhinha não for caduca - e lembrar de apertar o botão antes de sair de casa e na hora em que voltar - funciona. Acho que este post é um dos mais Muito Japão.