sexta-feira, 16 de maio de 2008

Está quente! Está frio!

Lembro que uma das primeiras coisas que me surpreendi quando passei a viver aqui no Japão foi o fato de poder sentir na pele o que eu só conhecia através do livro de Estudos Sociais: as estações do ano bem definidas. Para algumas pessoas isso pode passar despercebido, mas para uma pessoa como eu, que veio de um país onde o Natal é celebrado no verão e a neve da árvore tem que ser feita com algodão, - só para dar o clima - , sentir o que é primavera, verão, outono e inverno, claramente, é uma experiência muito interessante. Aqui, a mudança de estação traz, claro, novas roupas, mas também traz novas comidas, novas bebidas, novas frutas, novos eventos, novos hábitos e até, novas expressões de cumprimentos que são usados quando escrevemos cartas! Tudo muda conforme a estação do ano!
Mas, como tudo na vida tem seus prós e contras, com essa mudança de estação do ano não poderia ser diferente. O que mais me entristece são as máquinas de bebidas. Com a aproximação do verão, as bebidas quentes praticamente desaparecem do mapa. Principalmente o café!!
Eu adoro tomar um café quente, seja enquanto espero o trem chegar, seja no caminho da estação para casa, seja em lata ou garrafinha. Meu negócio é tomar café quente! Normalmente, nas máquinas com bebidas é possível encontrar bebidas quentes e geladas. As bebidas quentes são indicadas por uma etiqueta ou uma faixa de cor vermelha e com a descrição あたたかい (atatakai / quente) ou "hot".
Já as bebidas frias são indicadas por uma etiqueta ou mesmo uma faixa de cor azul e pela palavra つめたい (tsumetai / gelada) ou "cold".
Mas chega agora nessa época, as etiquetas vermelhas somem!! Eles simplesmente tiram! Em qualquer máquina de bebida, que antes tinha etiquetas azuis e vermelhas....
...fica, sem trocadilho, tudo azul!
O pior são as máquinas que ficam no meu caminho para o trabalho, das quais eu costumo comprar um café quente para acordar de manhã. E para agravar ainda mais essa impossibilidade de exercer o direito de livre-arbítrio, algumas lojas de conveniência diminuem o estoque de bebidas quentes!! E onde eu costumo comprar o meu cafezinho matinal quente, eu não encontro mais! Cheguei lá ontem e está tudo gelado já!!! Tudo bem que aumentem a quantidade de bebidas geladas, mas tem gente (como eu!) que toma café quente independente se é verão ou inverno.
Eu já tentei tomar café gelado, mas não adianta que não desce. Mas os japoneses adoram! Aliás, justamente hoje, dia 16, começaram, em todos os MacDonald´s do Japão, as vendas do Premium Roast Iced Coffee, o café gelado do Mac.
Segundo informações do próprio Mac, o café gelado é um sucesso. Aqui no Japão o café gelado aparece no menu de bebidas do Mac desde 1979 e, por ano, são vendidos cerca de 82 milhões copos de café! Aliás esse café que começou a ser vendido hoje é uma mistura de grãos de café de quatro países, inclusive...?...inclusive? Sim! Do Brasil! O texto, retirado do site oficial do Mac, diz ainda que há grãos da Colômbia, Etiópia e Guatemala.
Desculpe, eu me prometi que não daria mais nada sobre o Mac daqui do Japão, mas, sinceramente, acho que não há nenhum problema, já que, na minha opinião, o Mac Donald´s de cada país reflete muito o paladar e até a cultura local. E o daqui do Japão tem cada coisa...
Bom, depois dessa, ficamos então com a palavra em japonês de hoje:アイスコーヒー (aisu koohii). Em português, “café gelado”.

18 comentários:

Otávio Alban disse...

Uma pergunta, Caruso: não rola máquina de café expresso por aí???

Anônimo disse...

eh mesmo.. naum tem cafeteria como aki do Brasil? eh bom saber...se duvidar voulevar uma pequena cafeteira eletrica na mala ..rsssss

Anônimo disse...

É eu também quando estive aí não conseguia tomar café gelado, inclusive, quando foi a primeira vez, tomei achando que era coca-cola!! um abraço!

Anônimo disse...

Aqui nós chamamos isso de chafé.É horrível, cara! O que vai bem gelado é suco, refrigerante, água de coco...

Anônimo disse...

Eu adoraria ver as estações do ano assim, bem definidas. O bom aqui do Brasil é que a gente não pode reclamar que enjoa do tempo, porque temos calor no inverno e frio no verão! Podemos ter várias estações em um só dia.

Café gelado eu nunca experimente, mas lembro de um comercial que passava quando eu era criança, de café gelado, vinha em latinhas. Pelo jeito aqui não vai pegar nunca mesmo!
Eu não tomo café nem quente, imagina gelado! :P

Anônimo disse...

Eu já adoro um café com leite geladíssimo, uhauhau =)
Até no mais dia mais frio que for =)
É muito bom aquele MCoffee da Dydo, hehe

Abraços

Anônimo disse...

Opa! Eu gosto tanto do café quente como o frio.. Só depende da ocasião!
Costumo visitar o blog diariamente, e gostaria de pedir um post sobre Pachinko... HeHe Morei por 8 anos e meio no Nihon e morro de saudades dos Pachinkos..
Muito Obrigado e um Grande Abraço..

Anônimo disse...

Você escreveu: "Para algumas pessoas isso pode passar desapercebido".

Só pra fazer um comentário e um toque, a palavra deveria ser despercebido (que não se percebe).

Desapercebido significa descuidado, desprevenido.

Anônimo disse...

PARA MYOGEN,
Tem sim. Valeu pela visita. Volte sempre!

Anônimo disse...

PARA MIYOKO,
Mas aqui tem cafeteira tbm. Nao se preocupe. Obrigado pela visita! Volte quando quiser.

Anônimo disse...

PARA CLAUDIA,
Nossa! Mas acho que tudo e valido como experiencia, nao e mesmo? Obrigado pela visita! Volte sempre!

Anônimo disse...

PARA BAIANO,
Nao ha nada como uma deliciosa agua de coco. Isso eu concordo! Valeu pela visita!

Anônimo disse...

PARA KIKI,
Isso e bom mesmo. Para frutas tbm isso e bom ne? Pq aqui no Japao por exemplo, quem adora melancia - como eu - , tem que esperar o verao chegar. Pensou verao, os japoneses logo pensam em melancia. Tbm concordo que o Brasil nao e mercado para cafe gelado. Eu lembro tbm de ter visto propaganda, mas acho que nao pegou mesmo. Obrigado pela visita!

Anônimo disse...

PARA ICK,
Esta ai um representante brasileiro amante de cafe gelado! (rs) Eu sei que tem gente que gosta. Conheco outros brasileiros que gostam tbm. Bom saber... Valeu pela visita! Volte qdo quiser.

Anônimo disse...

PARA ALEX,
Opa! Outro que gosta de cafe gelado. Maneiro! Qto a sua sugestao, acho que vai demorar um pouco mais. Vou ser sincero. Nao sei nada sobre pachinko. Entrei em um uma vez so pra nunca mais. Fora a fumaca e a barulheira, confesso que nao entendo um ai do jogo. Talvez, nao, com certeza, vc deve sacar muito mais do que eu, e consequentemente, escreveria coisa muito melhor. Valeu pela visita! Volte sempre!

Anônimo disse...

PARA ORDEMDOGRAVETO,
Muito obrigado pelo "comentario-toque"! Esteja sempre a vontade para apontar quaisquer erros que identificar. Gosto muito do idioma japones, mas tambem sou fa da nossa lingua portuguesa. Volte sempre. A proposito, a correcao ja foi feita. Muito obrigado mais uma vez.

Sildelane V. M. disse...

café to fora ;p

Raquel disse...

Realmente, café on the rocks não desce...

Sabe que aqui em Curitiba tem Kouyou (é assim que escreve?)! Agora no outono tem um monte de árvores coloridas. Mas como é Brasil a gente está agora no meio de um veranico!