sábado, 3 de maio de 2008

Educação não pega trem

Sim, reconheço que em geral, (em geral hein!), os japoneses são bem educados. Isso porque aqui a gente ainda vê pessoas que pedem lincença simplesmente para passarem na sua frente. Tem gente que pede desculpas por simplesmente ter deixado cair algo perto de você - mesmo sem esse algo ter tocado em você! Essas atitudes fazem a imagem do povo japonês ser uma das melhores mundo a fora. Mas esqueça de toda essa educação nipônica quando for pegar um trem ou um metrô. Esqueça! Porque eles também esquecem a educação do lado de fora! Só para dar um exemplo, mesmo com o trem lotado, as pessoas se apertando do lado de dentro e outras se equilibrando na porta para não caírem do vagão, chegam outros japoneses e se viram de costas para entrar empurrando! Isso mesmo! Eles entram de marcha ré e vão se encostando, se empurrando para poderem entrar e ficar na porta. E se você tentar fazer o mesmo, você pode, claro, mas não espere ficar na porta o tempo todo, pois logo, logo, virá outro japa de marcha ré e te empurrará mais para trás. É assim que funciona nos trens da manhã e nos últimos da noite! Achei esse vídeo que retrata bem o poder de compressão desse povo na hora de pegar um trem.
Os piores são aqueles tipinhos frescos que mesmo com o trem lotado, eles não querem ser encostados. Fala sério! Fazem caras e bocas, estalam a língua e tudo mais. É também nos trens cheios que os tarados se fazem! Os chamados "chikan", como são conhecidos os tarados dos trens, fazem de tudo. Enfiam as malas no meio das pernas das moças, fazem as pernas delas de lâmpada mágica e por aí vai... Bom, mas isso já rende um outro post inteiro só sobre "chikan"! Mas o trem japonês tem suas partes curiosas, como por exemplo, as meninas que fazem a maquilagem completa dentro do trem!!
Elas entram com a cara limpa, sentam, abrem a bolsa, tiram um espelho maior que a minha televisão do quarto e lá mesmo elas se produzem! É impressionante ver que algumas começam do zero mesmo. Primeiro a base, depois o blush e por aí vai... Até que essa da foto está das mais comportadas. Mas mais do que me irritar, eu fico abismado como elas fazem toda a maquilagem e não estão nem aí para quem está acompanhando todo o processo de transformação. Eu fico também admirado é com a técnica das meninas! Imagina você ter que passar um rímel ou um lápis nos olhos com o trem em movimento! Haja técnica! Eu sempre vejo essas moças no trem, mas fora o fato de eu achar que aquilo deveria ser feito no banheiro de casa, nunca me senti tão incomodado com isso. Aliás é até uma atração. Muito melhor que ficar olhando para os sapatos de quem está na frente...
Mas dia desses eu vi um cartaz sobre as boas maneiras dentro do trem e qual não foi minha surpresa quando vi que maquilar-se (化粧/keshoo) dentro do trem causa tanto incômodo quando falar ao celular (携帯電話の通話/keitaidenwa no tsuuwa) ou ouvir música alta (ヘッドホンの音漏れ/heddohon no otomore). Bom, para quem não sabe, aqui no Japão é proibido falar ao celular dentro do trem, do metrô e até do ônibus!!!
Recentemente eu vi o resultado de uma pesquisa que mostrava as coisas que mais aborrecem os próprios japoneses dentro do trem. Pelo resultado, creio que já dá para se ter uma idéia do que é andar de trem no Japão. Vamos às mais votadas:
1位【乗車時にちゃんと並ばず、割り込んで乗車】(65.2%)
1. Não ficar na fila na plataforma e furar a fila na hora de embarcar
2位【携帯電話で話している】(57.1%)
2. Falar ao celular
3位【足を広げて座席に座っている】(52.9%)
3. Abrir as pernas quando sentando - como mostra a foto principal cuja mensagem diz "Você está ocupando muito lugar"
4位【知り合い同士、大声で話している】(41.3%)
4. Falar alto com alguém que está junto
5位【ヘッドホン・イヤホンからの音漏れ】(40.6%)
5. Ouvir música alta a tal ponto que quem está do lado possa ouvir também
6位【電車のドア付近に立って、降りる人の邪魔になっている】(40.5%)
6. Fica feito um dois de paus na porta e atrapalhar quem quer descer
7位【化粧をしている】(32.4%)
7. Maquilar-se
8位【鞄・リュックなどを手に持たず、背中に背負ったまま】、【新聞・雑誌などを広げて読む】(31.3%)
8. Ficar com bolsa ou mochilas nas costas, ler com a revista ou jornal escancarados

9 comentários:

Leonardo disse...

Poxa, essa do trem sabia que era mais ou menos assim por uns mangás e animes que tem cenas em trens, mas não sabia que a coisa era feia assim xD.
Aqui em São Paulo pego trem todo dia também, mas mesmo no horário de pico não chega a ter tanta "compressão" como esse aí.

Denis disse...

\o/ Antes de ver que tinha algum vídeo no post eu já me lembrara dele! Tô até esperando aparecer os seis ou sete guardinhas pra fechar de vez a porta.
Vi na TV Escola ou no Futura; esqueci onde.

Anônimo disse...

" Eu se morasse ai,morreria sufocada,só de ler a matéria,já fiquem com falta de ar"

Obrigada pela diga, quando eu for ai de novo,vou passear de TAXI....rrss

Anônimo disse...

Lendo o post daqui a situação é até meio cômica, imagina alguém tropeçando e enfiando o lápis dentro do olho, credo!

Eu que não queria estar nesse trem! :P

itsanada disse...

Humm... Sobre o celular e afins, posso estar errado, mas nao eh "proibido" no sentido de lei. Eh uma questao de boas maneiras, assim como ceder o lugar para pessoas idosas.

Anônimo disse...

gostei da reportagem sobre o metro
isto que e calor humano .
da vontade de empurrar os guardas
tambem ,para eles sentirem na pele dos passageiros hahahhah

Anônimo disse...

Fala sério! Enquanto assistia o video pensei "puta que pariu, isso eh real?" mas eh mais ou menos assim aki no Brasil tbm, soh q aki num tem ninguem pra nos "ajudar" a entrar e fazer parte do bolo.

E perguntando mais uma vez, isso eh real, ou eh algum tipo d pegadinha sátira... sei lah???

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkk

eu olhando o guardinha do vídeo e jurando q ele ia reclamar do empurra-empurra...

e lá foi ele "socar" o povo pra dentro...

xD

Carlos Essei disse...

Muito bom os posts, ja vi comentários parecido com o seu post em outros sites, um da editora da revista made in japan e outro que estava em ingles, mas não lembro o nome...

Muito bom eheh parabéns.. e vale lembrar que vc só ve isso em horarios de pico...