






"Em dias de semana , até as 10h da manhã, não é permitido usar este assento"
Todos obedecem! Se bem que já me disseram que não dá para usar mesmo, nem que o cara queira. Um outro aviso perto do banco diz que só é permitido reclinar o assento para frente, quando a luz estiver laranja. Quem me contou, não sei se tentou reclinar o banco antes das 10h, mas me disse que não dá mesmo para abrir se a tal da luz estiver branca. Eu mesmo nunca testei. Até porque, se já chamo a atenção pelo simples fato de estar no trem, que dirá tentar burlar as regras e pagar o mico de abrir o banco para sentar fora do horário.

Aliás, Muito Japão mesmo é quando dá dez horas e é anunciado que quem está no vagão de número tal, já pode utilizar os assentos. Só que, as vezes as pessoas ficam apoiadas no banco ainda fechado (foto). Normalmente ficam três pessoas encostadas. O mais cômico é quando duas delas percebem que já podem usar o assento, mas a terceira nem se deu conta que bateu 10 horas, e fica amarradona ali, encostada, lendo, ouvindo música ou jogando DS. E aí o que que acontece? Se você respondeu que "as duas pessoas cutucam a terceira e dizem 'Ou! Já pode abrir. Desencosta!'", você tem um pensamento Muito Brasil (risos). Não vou dizer que é sempre, mas já vi a cena se repetir pelo menos umas 27 vezes... a resposta é: as duas pessoas não falam nada!!! No máximo se olham uma para outra e ali ficam, até a terceira perceber a muvuca que se deu no trem com um tal de abre banco e senta gente... aí sim, ela desencosta e as três pessoas sentam. É incrível! Muito Japão! A palavra de hoje pode ser então "assento". Em japonês, 座席 (zaseki) ou simplesmente 席 (seki) .
6 comentários:
Cade vez que leio seus posts me sinto mais distante... não simplesmente de país ...mas de planeta!!
Isso é sensacional !! Sem palavras !!
Não só pelo aspecto da educação e respeito, como pela limpeza.
O Metrô Rio agradece. rs.
Parabéns!
Muito legal.
Só que agora é que eu não vou pro Japão mesmo. Eu já não aguento uma muvuca (bem básica, é verdade) no busão pra vir trabalhar, fico imaginando espremido ai nesses trens.
Fora q eu iria ocupar o espaço de dois japoneses-padrão, huhuhu.
Não dá pra abrir antes das 10 mesmo. Eu já testei! Só abre quando a luzinha fica verde. Eu já fui uma das distraídas que não se deu conta que tinha dado 10 horas. Daí daquele jeito todo educadinho (Sumimansen...) e meio sem graça me pediram licença pra abrir o banco. Mas mesmo que se desse pra abrir o banco antes eu tenho certeza de que eles iam respeitar.
Adorei as fotos e o post Caruso!!! mandou bem! parabens!
Adorável o respeito que os japoneses têm uns pelos outros... Temos muito a aprender para realmente 'viver' em sociedade.
Uma coisa que me chamou a atenção foi o número de propagandas nos vagões!!!
Eles estão precisando de uma lei 'Cidade Limpa' como a daqui de São Paulo, hehehe
Sayonara!
Poxa queria 1/3 dessa educação por aki ><..e também um Hambúrguer de Camarão ahuuhahuahu
Postar um comentário