quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Proibida a passagem de veículos...mas não se sabe quando!

É impressionante como o terremoto faz parte do dia-a-dia no Japão. É verdade, eu sei que já falei sobre isso... (Quem não leu, basta clicar aqui) Mas acho interessante ver e ouvir essa coisa de terremoto sem precisar assistir ao Fantástico ou a um Discovery Channel da vida. Também não tem como dizer "ah nem quero pensar nisso...". Porque os "lembretes" estão por toda parte. Me impressiona muito essa...como direi... convivência diária com uma catástrofe que pode acontecer a qualquer momento. Hoje! Hoje mesmo vi esta placa.
"Caso ocorra o grande terremoto, ficará proibido o acesso de veículos por esta avenida. Departamento de Polícia Metropolitana".
Não era em área militar, aeroporto. Nada! Era uma rua qualquer. Larga, claro, mas uma rua qualquer... e com um aviso tão "simpático" e "confortante" como aquele. Aliás, descobri que há outras placas do gênero pela cidade. Como esta, que nos faz lembrar do terremoto de um modo tão singelo que você nem fica com medo...
Agora. Cá entre nós. Precisa avisar isso?! Não sei. Mas "eu tenho pra mim" - saudade de ouvir gente falando assim - mas eu imagino que a decisão de fechar ou não uma rua seja algo de caráter emergencial. Né não? E se a polícia por acaso precisar impedir a passagem de uma rua - volto a dizer, em caráter emergencial - para servir de passagem para ambulâncias, bombeiros ou desviar o fluxo dos carros, sei lá? E se foruma rua que não estava programada para ser fechada? O que que vai acontecer?? Aliás no site da polícia tem até a lista das ruas que eles JÁ sabem que ficarão interditadas caso haja um grande terremoto! Eles já sabem que vão fechar! Como assim?! Se você tem carro, aproveite para anotar as ruas que você não poderá passar quaaaaaaaando acontecer o terremoto. As outras ruas, tudo bem. Mesmo que estejam em chamas, com corpos espalhados, escombros etc, você poderá passar normalmente! A polícia garante! Consulte a lista hoje mesmo!
No site diz até que a placa que eu vi ficará diferente quando realmente acontecer o terremoto. Não será mais esta...
... e sim esta!
Sinceramente, não entendi o porquê. Bem, para algumas pessoas isso pode significar "organização". Para outras que escrevem blog sobre o Japão em português, pode significar " exagero". Mas sabe-se que os japoneses adoram uma lista, uma tabela, um planejamento ultrahipermega prévio com antecedência! Mas, seja qual for a sua corrente, não deixam de ser estas, placas Muito Japão. A palavra de hoje pode ser essa mesma "proibida a passagem de veículos". Em japonês, 車両通行禁止 (sharyou tsuukou kinshi). Aprende agora porque quaaaaaaaaaaando acontecer... ficará mais fácil!

7 comentários:

Anônimo disse...

acho q se bobiar eles colocam 車両通行禁止 em cima dos corpos da rua onde vi ser liberada a passagem;

Kazu disse...

Interessante isso... Nunca tinha visto isso em Tokyo! Tudo para conscientizar a populacao, ne? Ate novela sobre terremoto ja teve (uns 2-3 anos atras), cujo objetivo era mostrar a populacao o que aconteceria no caso de um desastre de grandes magnitudes... O tal "grande terremoto"... Que esperamos que nunca venha!

C@ruso disse...

Cada país com sua dificuldade. O importante é estar informado e ter em mente os procedimentos necessários.

Alguns país sem terremotos, é necessário saber os procedimentos para o caso de violência ou algo do gênero.

São raros os momentos que você esquece, porque você também é lembrado a todo momento.

Take Care !
Your brother.

Sildelane V. M. disse...

isso q é planejamento ;p quero ver se na hora funciona >< e se vc tiver no meio da estrada n hora do terremoto?

Sildelane V. M. disse...

isso q é planejamento ;p quero ver se na hora funciona >< e se vc tiver no meio da estrada n hora do terremoto?

Karina Almeida disse...

eu sou da corrente organizacao, planejamento! nao que eu seja organizada, to tentando mas sei que ainda nao sou :P

eu quero dizer que essas placas todas sao bizarras para nos, mas sao a prova de que este pais eh mesmo organizado! e que os japoneses sao mestres em planejamento e eh esse o segredo de um pais tao populoso e tao bonito, limpinho, pratico e funcional!

fico ateh mais tranquila quando vejo que as autoridades se preocupam e se preparam para essas eventuais catastrofes.

espero que esse tal terremoto nao chegue nunca, mas acredito que essa organizacao toda tem um poder enorme de amenizar o estrago.

sorte nossa! mas, repito, xo tragedia! se deus quiser, nao vai acontecer!!

Andarilho disse...

Só vou deixar este comentário pra dizer que achei o blog muito legal, já no meu google reader =P

Espero ai que vc nunca tenha que passar por uma rua interditada por essa causa.