domingo, 6 de janeiro de 2008

Muito JAL

Viajei pela JAL para Osaka para passar o ano-novo. Nada mais Muito Japão do que o serviço da companhia aérea japonesa, conhecida por aqui como 日本航空 (nippon koukuu) ou simplesmente ジャル (jaru). O sorriso, a gentileza, os gestos e a atenção das aeromoças - e algumas aerovelhas - são de primeira.
Confesso que tenho uma leve atração - quase beirando a linha do fetiche - pelo detalhe do lenço que elas usam no pescoço! Lindo! Mas para o post de hoje, escolhi o bilhete que encontrei logo quando abri os olhos, depois de um breve cochilo. Muito JAL, Muito Japão!
Costumo viajar por companhia americana quando volto ao Brasil. Não sei se esse tipo de bilhete já está sendo usado por outras empresas aéreas, mas, cá entre nós, você imagina alguma comissária americana deixando um bilhetinho como este no seu assento? Eu não. Se alguém já tenha visto algum serviço semelhante, gostaria de saber. Ficamos então com a palavra em japonês de hoje 客室乗務員 (kyakushitsu joumuin). Em português: comissário (a) de bordo.

5 comentários:

Kazu disse...

Legal hein! Mas deve ser "Muito JAL" apenas, pois qdo voltei de Sapporo pra Osaka de ANA, despenquei no sono e nao tinha bilhete qdo acordei...

Ei, so agora reparei que o castelo da foto no teu blog eh o Castelo de Matsumoto! Esse castelo eh muito bonito, o legal sao os alpes ao fundo!

Abracao!

Anônimo disse...

Eu acho que as comissárias japonesas são as mais gentis do mundo. Tem até aquele negócio de treinar o sorriso mordendo um hashi, não tem? Ou seja, as empresas têm aquele pensamento: "Você tem de ser simpática, minha filha. Se está com algum problema, o cliente não tem culpa." Já as comissárias americanas parecem que vivem de tpm eterna e acham que o passageiro é culpado.

Anônimo disse...

PARA KAZU,

Deve ser Muito JAL mesmo entao ne? Achei o bilhete muito simpatico. Qto ao castelo, nao se sinta culpado em nao ter reparado, pois eu mudei o design este ano - versao especial do ano do centenario! Antes, nao eram estas fotos! Valeu pela visita!

Karuzo disse...

PARA RAQUEL,
Que legal saber que visita meu blog! Adorei suas explicacoes sobre as comissarias americanas e japonesas!...rs. Deve ser isso mesmo! Beijao pra vc! Volte sempre para recordar do Japao. PS. Li seus outros comentarios sobre os outros posts. Valeu mesmo!

Claudia disse...

Olá gostei muito de tudo que vi e li. Puxa tenho vontade conhecer o outro lado do mundo, ou melhor o Japão...rsrsrs.

legal