terça-feira, 3 de julho de 2007

Sou fã desse trem (sô) !

Quem disser que era fã do Ferrorama no Brasil, a ponto de ligar vários trilhos pelo quarto todo, fazer um livro de túnel ou colocar um fósforo na chaminé para simular uma autêntica Maria-Fumaça, não terá chegado nem aos pés do que é ser um “fã de trem”aqui no Japão.
Eu já desconfiava dessa mania dos japoneses de gostar de trem desde quando uma mãe me disse que o filho dela, de aproximadamente uns cinco ou seis anos, sabia identificar o nome da linha só de olhar uma foto do trem. A lavagem-cerebral das crianças, principalmente dos meninos, começa cedo, já que um dos personagens mais populares entre os minijaspions é o Thomas, um trem. Tem tudo do Thomas. Material escolar, bolsa, guarda-chuva, mochila, merendeira, avental, chinelo, brinquedo, relógio e por aí vai...tem até papel higiênico do Thomas!
Ontem mesmo eu pude comprovar um pouco desse fanatismo. Primeiro, quando cheguei na plataforma para pegar o trem, percebi uma multidão com câmeras de todo tipo, celular e até gente com tripé na frente do trem. Os funcionários da estação faziam o cordão de isolamento e gritavam para que as pessoas não se empurrassem e dessem a vez para quem estava atrás.
A primeira coisa que imaginei foi que alguma celebridade estava fazendo um ensaio fotográfico na cabine do maquinista. Fiquei só de longe observando as pessoas correrem de um lado para o outro, entrando e saindo do trem que estava parado com as portas abertas. Eu tentei ver se identificava alguém lá dentro, mas não dava nem para chegar perto. Foi quando resolvi perguntar para um dos funcionários quem estava na cabine. A resposta dele: “Ninguém”. Eu não entendi nada, mas fiquei com receio de perguntar mais e fiquei na dúvida se eu tinha entendido certo. Esperei um tempo e perguntei para outro funcionário que me disse: “Ninguém”. Mas desta vez, eu tive coragem de prosseguir a entrevista e me surpreendi com a resposta. “Mas por que tanta gente tirando foto?” E ele me respondeu: “É que esta rota vai acabar e este é o último trem”. Fiquei sem reação.
Em estado de choque e com dificuldade de juntar a cena que eu vi com a informação que eu obtive, eu entrei no trem ao lado, que já estava para partir. Mas bastou passar duas estações para meu post render ainda mais. Na minha frente, havia dois meninos de no máximo nove anos. Os dois estavam brincando de “pique-trem” ou sei lá como chama uma brincadeira de “andar de trem”. O de óculos, com uma cara de nerdizinho, estava com um catálogo com os horários dos trens na mão (foto)! Se já dá um post bom o fato de se vender um catálogo com horários em que os trens passam pelas estações, que dirá um menino de nove anos folheando um! Os dois estavam sozinhos, com uma sacola com suco e chá, e no pescoço, cada um tinha uma câmera digital e um celular. Muito Japão!... pensei também.
Eu desci antes deles, mas a frase do nerdizinho ficou na minha memória. “Se tudo der certo, trocaremos de trem na próxima estação, e às 15h em ponto, chegaremos lá.” O outro assinou embaixo e disse: “É, depois a gente volta”. O nerdizinho só fez que sim com a cabeça.

9 comentários:

Sildelane V. M. disse...

Tão estranho quanto no brasil que mostrou outro dia fãs de ônibus ¬¬. vá entender XP

Karina Almeida disse...

eu tambem adoro trem (uai!).

trem-bala, entao... uma beleza!

:P

Anônimo disse...

SIL,
Que interessante. Acredito ate que tenha fas de onibus sim, mas nao deve ser tao facil encontrar um como aqui no Japao e facil encontrar um fa de trem. Ou estou enganado?

Anônimo disse...

KARINA,
De que trem vc esta falando? Vindo de vc fica dificil! (risos) Maneiro. Trem-bala tbm acho o maximo, mas nao sou fa...

Unknown disse...

mas hein?! acho que eu até vou ler novamente amanhã, pq foi muito pra minha cabeça hoje. rs.. que falta de um quintal! afinal, devem ser raros os japoneses que tem um.

Kazu disse...

Que legal, na 1a foto o trem eh da linha Keihan, o ponto final eh pertinho daqui de casa... :)

Abs!

Kazu.

Raquel disse...

Uma vez eu vi uma daquelas pesquisas que os japoneses adoram fazer. O tema era "O que as crianças querem ser quando crescer". Tinha jogador de beisebol, de futebol, cientista e...maquinista da JR (Japan Railways)! Acho que até faz sentido, já que no país o trem é o principal meio de transporte.

Anônimo disse...

Tava vendo a TV ontem e me lembrei do teu blog... Tem uma novela chamada Shinkansen Girl... hehehe

Abs!

Kazu.

Sildelane V. M. disse...

Bem pessoalmente num conheço nenhum q ame o ônibus até pq acho q no brasil mas fácil eles odiarem ;P. Tanto q fiquei espantada com a materia que passou no jornal falando deles e que eles estavam fazendo turismo pra ver o ônibus..e tirando até foto;] Bem cada doido com sua mania