domingo, 10 de junho de 2007

Choveu de repente? Use o celular!

Aqui no Japão a gente se acostuma com certos serviços que só nos damos conta de o quanto é avançado quando alguém – normalmente do Brasil – se admira. Por exemplo: os ônibus aqui têm horário para passar. Os horários estão em uma tabela que fica em cada ponto de ônibus. Não estou falando em ônibus rodoviário não. São ônibus comuns mesmo! Trens e metrôs seguem o mesmo exemplo.
Por isso, se a gente tem um compromisso a tantas horas em tal estação, mas ainda temos que procurar o local ou não queremos chegar em cima da hora, é comum usarmos a internet ou mesmo o celular para saber qual trem devemos tomar para chegarmos, por exemplo, 10 minutos antes na estação.
O programa nos mostra o tempo de viagem, a hora em que o trem vai passar pelas estações do percurso e quanto vai custar (para quem não sabe, ônibus, trens e metrôs não têm preço único. O preço varia conforme o destino).
Tem também um outro, mas acho que esse já deve ser banal, mas eu gosto muito. Basta você preencher o endereço do lugar de onde você quer ir, e ele reproduz o mapa do local, inclusive com as estações de trens mais próximas.
Enfim, são vários os serviços oferecidos por este tipo de programa. A concorrência entre as empresas está cada vez mais acirrada. Há vários programas deste tipo, disponíveis em japonês e em inglês.
Mas...dia desses eu vi um que era Muito Japão. Estava eu no trem tranquilo, quando me deparei com a seguinte mensagem na propaganda: Se chover de repente, tudo bem. Você procura uma rota por onde você não se molhe. Que!??!!?
É isso mesmo que você está pensando! Além do programa mostrar o mapa do local de onde você quer chegar, ele te dá uma rota só de lugares co-ber-tos para você seguir caminho sem se molhar !!!! O serviço está disponível desde o dia 23 de maio pela NaviTime. Eles já tinham um diferencial que era escolher três velocidades de caminhada para calcular o tempo de chegada ao destino, caso o percurso fosse feito a pé. E agora eles me vêm com essa!! No quadro abaixo é possível ver as opções. Na extrema direita seria o caminho normal. Mas se estiver chovendo e você estiver sem guarda-chuva e não quer se molhar, ele mostra a opção do meio!!!
Ah! Tem mais! Não é piada não, mas além da rota com cobertura(屋根が多いルート), eles ainda oferecem uma rota com pouca escada(階段が少ないルート)。É mole ou quer mais?!

5 comentários:

Kazu disse...

Fala Julio!

Muito legal isso, nao sabia dessas "rotas com cobertura"!

E outra, dei uma lida nos teus posts anteriores, e agora descobri o "porque" do titulo do blog! Tem tudo a ver!

Abracao e continue com as suas historias!

Anônimo disse...

:D
Sinto-me menos louca, pois sempre penso, qdo chove, pq nao indicam: "Cobertura p/ os q nao gostam de guarda-chuva por aqui!"

Excelente serviço..:P Imagino o louco/a q mapeia isso...

Adorei!
Ahnis

Kendier disse...

Muito legal seu site!!! ^_^
As curiosidades são muito boas! :) Recentemente fui no Japão e pude sentir de perto esse grande país. E algum dia irei voltar para aí e enquanto esse dia não chega, vou acompanhando seu blog! \o/

Ah! Tô apoiando ele no meu blog que é http://dotaku.blogspot.com/ e acho q vc deveria colocar um contador de visitas no seu blog pq acho q ele deve ser muito bem visitado! :)

Anônimo disse...

putz! não sei o que é pior! a rota que se chover não molha, a COM POUCA ESCADA!?!?! ou a Ahnis que já tinha imaginado o serviço! hehehehe...

éhhh... muito legal. realmente, muito japão!

Raquel disse...

Os japoneses são mestres em inventar coisas para deixar a vida mais prática e confortável, né? É por essas e muiiiitas outras que eu acho que viver em Tokyo é muito cômodo! E divertido!