terça-feira, 19 de junho de 2007

MMJ - Máquina Muito Japão

Este é um perfeito exemplo de uma coisa que a gente bate o olho e imediatamente, na hora, a gente pensa: "Muito Japão!" Para quem não captou ainda, explico: segundo os dizeres na porte frontal – está escrito 自動靴みがき–, trata-se de uma máquina automática para engraxar sapato!! Isso mesmo. Não sei como funciona e nem o porquê das flores na vitrine – para ser sincero achei bem cafona –, mas imagino que seja como um lava-jato sem água. O esquema deve ser colocar os pés no buraco e ficar esperando as escovas entrarem em ação. Para engraxar os dois pés paga-se apenas ¥100. Apesar das flores – sentiram que eu não gostei mesmo né – a máquina automática para engraxar sapatos não deixa de ter um toque de modernidade. Mas parece que não é comum ainda por aqui, pois eu só vi essa até hoje, e ainda assim mesmo de passagem por uma estação onde tive que trocar de linha às pressas. Sim, estava com pressa, mas não poderia deixar de registrar um objeto desses tão Muito Japão!

14 comentários:

Anônimo disse...

Eu já tive a sorte e o espanto de ver uma máquina dessas em uma estação onde faço baldeação para ir para o curso de japonês, é em Iidabashi não sei se e o mesmo lugar dessa foto sua, não está parecendo, e leio o seu blog direto, desde que vi o endereço no blog da Karina, muito legal e engraçado tem uma visão do japão e dos japoneses bem parecida com a minha, tem dias em que dou gargalhadas lendo, parabéns pelo blog.

Karina Almeida disse...

eu tb tenho foto dessa "maquina muito japao"! hihihi...

Gisele Scantlebury disse...

Caruso, fazia um tempinho que eu não passava por aqui. Adorei os últimos posts. Tudo "muito Japão" mesmo. Confesso que não tenho coragem de provar a Pepsi Cucumber e também não vi ainda a máquina de engraxar sapatos (tenhos umas botas que estão precisando). Lembra o nome da estação? :p

C@ruso disse...

Maninho, você vem com cada post que intriga a cabeça de nós ocidentais !!

Não que eu seja um cara viajado ou viajante, mas das máquinas que conheci, todas elas existe um diferença das escovas de acordo com a cor do sapato. Aliás uma delas me marcou muito literalmente, usei a escova errada e o sapato imagina....

Voltando, como será que essa sabe? Bom, como estamos falando de Japão, deve ter até o reconhecimento, análise do material do sapato que identifica a cor. Vai saber ....

Bjs Seu irmão.

Anônimo disse...

Bakinha :)

Hj foi a 1a. vez que entrei no seu blog e... adorei. Realmente, muito Japão mesmo!!!!!!!!!!!!

Que saudade do Japão... ooops e de vc também.

Bjs de quem não te esquecerá jamais!

Unknown disse...

hehehe. muito japão, mas é útil. muito desconfortável subir naquela cadeira de engraxate. acabo não engraxando o sapato hahaha. mas que trambolhão tb hein?! será que ela sabe onde é sapato e onde é meia?? rs.. não seria uma boa sair com a meia engraxada.

Anônimo disse...

ANONIMO,
Obrigado pela visita e pelo comentário. Alias, são comentários como o seu e de tantas outras pessoas que visitam meu blog que dão forças a qq blogueiro a continuar na estrada. Valeu mesmo. Volte sempre. Gostei de saber que ri ao ler os textos... Ah, o nome da estacao e Shinbashi!

Anônimo disse...

KARINA,
Sabia que alguém havia comentado comigo dessa máquina tbm, mas não lembrava quem. Vou dormir bem mais tranquilo agora...rs

Anônimo disse...

GISELE,
Que bom que gostou. Sem pressão, sem estresse...volte qdo quiser e estiver com vontade de ler alguma curiosidade sobre o Japão, algo light... A Pepsi eu tomei. Sinceramente, é horrível!! Qto ao nome da estação é Shinbashi. Passa lá!(risos)

Anônimo disse...

XANDE,
Valeu pela visita e pelo comentário. Não sei como funciona a máquina. Queria ver alguém usando, mas não tive tempo de ficar lá parado. Fico devendo...
Qto aos posts MJ, o que eu quero é isso mesmo. Mostrar coisas que para nós ocidentais, principalmente brasileiros, são diferentes, intrigantes, interessantes e que muitas vezes ninguém publica nada sobre o assunto...curiosidades mesmo dessa Terra (do Sol Nascente já tá mais do que manjado...rs)beijo.

Anônimo disse...

ANGELA,
Que surpresa!!! Que bom que gostou! Dá uma passada sempre para relembrar daqui do Japão e saber o que o que mudou e o que eu tenho passado, as modas que eu tenho inventado... (risos). Meu email continua o mesmo...me escreve ae!

Anônimo disse...

GUILHERME,
Acho que não é de subir não. Pelo que eu entendi, acho que é só meter o pé ali no buraco de rato e esperar. Agora se a máquina sabe o que é meia e o que é sapato, essa eu gostaria de saber tbm...

Angélica Camacho disse...

Si no entendí mal esa máquina te lustra los zapatos, verdad? Y cómo sabe dónde es el límite de las medias? Qué extraño...

Anônimo disse...

Tenho q comentar para os seus leitores NAO acharem que eh comum essa maquina no Japao! Ateh eu, Kunihiro Otsuka, um japa puro de olhinhos puxados (tenho dobrinhas sem cirurgia de ocidentalizacao) e cabelos lisos, achei "sinistro" demais e ateh tirei fotos pra Karina botar no blog dela! Era a mesmissima maquina com lirios (o nome dessa flor ai, sabe ne...rs).Mas agora sei q existe pelo menos 2! Hahahaha. Eu a vi na est. de Kudanshita. Alias agora fiquei com vontade de descobrir o designer dessa maquina soh pra perguntar pq resolveu colocar as flores. Ah e quero investigar quantos usam por dia tbem.

Abracao!